Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Investir em comunicação dá lucro?

ARTIGO – Investir em comunicação dá lucro?

Em todo o mundo, a comunicação tem-se mostrado uma ferramenta eficaz e produtiva para que as empresas ampliem e socializem seus conhecimentos e ações. Os grandes grupos empresariais e instituições já aderiram a essas novas necessidades chamadas comunicação e informação.

Há pouco tempo, um simples anúncio, feito de improviso e sem estudo, divulgava e vendia produtos e serviços. Hoje, precisamos de atitudes mais criativas e envolventes para ganhar destaque em um mercado tão competitivo. Enfim, as empresas e organizações existem para ter lucro. A partir disso, todos os esforços são direcionados para que o lucro realmente aconteça. Mas pensar que ter apenas um bom produto ou um excelente serviço seja suficiente para atrair os clientes é ingenuidade. Como as pessoas, potenciais clientes, vão ficar sabendo de sua atividade?  A resposta única é: por meio de ações de comunicação.

Mas falar em investimentos em comunicação é criar uma tormenta entre os empresários que compreendem a comunicação (jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas) como dinheiro jogado fora. Um pensamento que precisa ser mudado urgentemente, porque é com a comunicação que se pode mudar os processos empresariais.

Mas qual a força que existe em um bom plano de comunicação? Investir nessa área dentro da empresa dá retorno financeiro? O que realmente um profissional de comunicação pode fazer em uma empresa?

O trabalho do profissional da comunicação, junto à organização, pretende detectar os problemas existentes e permitir a solução de problemas por meio de ferramentas de comunicação que devem ser utilizadas conforme a necessidade de cada ação. Para isso, o profissional vai fazer um estudo detalhado da empresa e seus públicos e identificar onde existe a maior dificuldade de comunicação. Depois disso, vai sugerir ações diferenciadas e específicas para cada problema. Essas ações sempre estarão norteadas pelos valores e pela cultura da organização, que devem ser respeitados pelo comunicador. A conseqüência lógica, depois de solucionados os problemas de comunicação, é que a empresa cresça, fortifique-se, aumente seus lucros e tenha um destaque diferenciado.

Muitos dos estudos empresariais apontam que os maiores problemas de divulgação e integração organizacional são gerados pela falta de projetos de comunicação, por projetos mal estruturados ou pela falta de visão estratégica de um plano comunicacional (que muitas vezes é feita por profissionais de outras áreas da empresa).

As empresas visam ao lucro sempre. Preferencialmente, visam ao lucro imediato. Como a comunicação é um processo a médio e longo prazo, ela ainda não se torna prioridade nas empresas. Mas isso é um erro estratégico do administrador. A comunicação é, sim, muito importante para o crescimento de uma empresa. Os empresários modernos precisam acreditar na força, na influência e na vitalidade da comunicação, usada no seu sentido real, sem ser sinônimo de troca de papéis, de comunicados internos ou em campanhas sem planejamento. Para isso, para uma mudança na sua empresa, contate um profissional de comunicação que combine com o perfil de sua empresa. Tenha certeza de que isso vai fazer toda a diferença!

* Jornalista, professora do curso de Comunicação Social, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), cursando mestrado em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), sócia-proprietária da DMV4 Comunicação. Contatos: anacristina@dmv4.com.br ou 3522 3984.