Inicial 9 Notícia 9 Curso de Engenharia Ambiental da Uniuv firma parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Os reitores Alysson Frantz e Lúcio Passos, receberam ontem, 18, a visita do secretário municipal de meio ambiente, Sidnei Cieslak, para firmar uma parceria entre a Secretaria e o curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

Cieslak apresentou à reitoria e as professoras Juliane Boiko e Mayara Gauer o Programa de Proteção de Nascentes (PMPN),  que prevê a cada proprietário rural que aderir a proposta de preservar e proteger as nascentes de sua propriedade, um incentivo da Prefeitura. A Uniuv colaborará com a Secretaria, realizando as análises de qualidade da água no laboratório de Engenharia Ambiental.

O intuito do PMPN é acompanhar a qualidade da água das nascentes periodicamente, disponibilizando aos proprietários rurais gratuitamente as análises. Na visita, o secretário pode conhecer a estrutura do laboratório, todos os equipamentos que serão utilizados no programa, com uma breve explicação das professoras. O procedimento deve se iniciar dentro de 30 dias.

As ações do programa envolvem não só a análise da água, mas também a preservação da mata ciliar, recomposição da flora, cercamento das áreas das nascentes e instruções aos proprietários de como proceder em relação à descontaminação da água.

A partir da parceria com a Uniuv, será possível comparar a evolução da qualidade da água. “Por meio de análises químicas e biológicas, a partir de amostras coletadas nas propriedades, será possível observar possíveis contaminações. As pessoas do meio rural utilizam essa água para consumo. Precisamos cuidar para que seja potável”, comenta Cieslak.

Com essa parceria, a instituição demonstra toda sua preocupação com a preservação não só da água, mas do ecossistema de nossas cidades e região. “Somos parceiros da Administração em várias ações e valorizamos muito essa iniciativa. Nossos alunos de engenharia ambiental vão participar desse trabalho e, com as análises, estamos colaborando com a sociedade”, relata.

por: Thainá Cruz | Doing | Agexcom