Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Curso de Engenharia Ambiental da UNIUV promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Curso de Engenharia Ambiental da UNIUV promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.


Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.


Visando colaborar com a preservação ambiental e conscientizar a população sobre os problemas ambientais causados em nossas atividades rotineiras, o curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União da Vitória (SEMMA), desenvolveram um folder contendo “Dicas sustentáveis e de qualidade de vida” que podem ser aplicadas facilmente pela comunidade. Trata-se de um material de contém dicas de economia e preservação da água, economia de energia, descarte adequado de resíduos domésticos, entre outros.



A distribuição deste material ocorreu para a comunidade, de maneira geral, no último sábado, dia 30 de maio, na região central do município, e nos colégios São José e Santos Anjos, de Porto União, e Coltec, em União da Vitória, com o objetivo de conscientizar a comunidade e disseminar as dicas do material. Tratando-se de uma data que marca a necessidade de ações coletivas na busca da preservação ambiental, a comunidade foi o principal foco destas ações.


Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis, são fundamentais na tentativa de reduzir os impactos que o homem causa na natureza.


 

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo