Inicial 9 Notícia 9 Projetos da Uniuv ganham maior prêmio acadêmico de Jornalismo do Paraná

Projetos da Uniuv ganham maior prêmio acadêmico de Jornalismo do Paraná

O curso de Jornalismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) se destacou, mais uma vez, entre as grandes faculdades do Paraná no maior evento de premiação de projetos acadêmicos do Estado. O Sangue Novo, evento que premia as melhores produções dos cursos de Jornalismo do Paraná, aconteceu semana passada e premiou dois projetos de alunos da Uniuv na categoria Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa.

Os jornalistas Marcelo Kloczko, Karoline Bertotto e Bárbara Letícia Franco foram os alunos premiados. Marcelo recebeu o troféu de primeiro lugar com o planejamento de comunicação e assessoria de imprensa para a Apae de Cruz Machado, onde desenvolveu várias atividades no ano de 2013. Para Kloczko, o dia foi muito especial, porque os trabalhos estavam concorrendo com grandes universidades do Paraná, mesmo assim, o Jornalismo da Uniuv mostrou que tem capacidade de estar lá. “Acredito que essa grande conquista também se deve ao alto nível de qualificação do colegiado de professores do curso, em especial a professora Ana Cristina, que orientou o trabalho e mostrou a importância de uma assessoria de imprensa”, analisa. O jornalista ainda revela que, como está trabalhando em assessoria de imprensa, o prêmio confirma que está no caminho certo da profissão. Sobre seu projeto, ele conta que foi possível perceber que a população obteve mais conhecimento e informações do trabalho que a Apae desenvolve. “A instituição passou a ser notada pela divulgação de matérias e publicação nos jornais e portais da internet, como também nas ações desenvolvidas que envolviam a comunidade. São ações e atividades simples, mas quando colocadas em práticas dão um resultado espetacular”, explica.

Já Bárbara e Karoline, desenvolveram o planejamento para o sebo Macaco Studado, localizado em Porto União. Entre as ações estavam a doação de livros para uma escola municipal, o incentivo à leitura, a reorganização visual do Sebo e o relacionamento com os públicos. Karoline lembra que quando propuseram ao proprietário do Sebo o desenvolvimento do plano, ele avisou que aceitava, porém que não tinha nenhum suporte financeiro a oferecer. “Mesmo assim, iniciamos o projeto, e com a ajuda da professora Ana Cristina listamos ações simples e sem custo, porém que tiveram grande aceitação do nosso público-alvo. O mais legal de tudo isso é saber que conseguimos desenvolver um plano de comunicação empresarial apenas com estratégias e ações bem planejadas, já que dinheiro nós não tínhamos. Também não podemos deixar de reverenciar a colaboração e confiança do proprietário do Sebo, o Nélvio, em nosso trabalho, que foi fundamental para que pudéssemos colocar efetivamente em prática tudo o que planejávamos”, explica.

Bárbara conta que estar entre os finalistas do Sangue Novo já foi uma grande vitória e a felicidade e emoção de receber o segundo lugar foi indescritível. “Foi muito gratificante saber que toda a nossa dedicação resultou em um prêmio tão importante para nossas carreiras. Espero que este seja o primeiro de muitos. O prêmio com certeza foi uma prova de que estou no caminho e na profissão certa, que sempre quis. O sentimento de receber o Sangue Novo é de muita alegria e orgulho, tanto dos meus colegas como da professora orientadora, que se não fosse seu esforço, dedicação e incentivo não teríamos chegado onde chegamos”, enfatiza Bárbara.

A professora Ana Cristina Bostelmam, que também foi premiada por orientar os dois projetos, conta que esses resultados mostram a qualidade dos trabalhos produzidos em sala de aula e também o quanto o curso está impactando positivamente as empresas da região. “Os dois projetos foram desenvolvidos dentro da disciplina Planejamento de Comunicação, área que atuo profissionalmente e que investi meus estudos, especialmente o mestrado. Por isso, receber esse prêmio significa que o aprendizado está se efetivando e que os resultados vão além de ‘notas boas’ em sala de aula”. Para ela, os produtos jornalísticos e os profissionais que estão saindo da instituição, estão se destacando cada vez mais. “Este ano, foram mais de 350 inscritos em 22 categorias diferentes. Nós inscrevemos 11 trabalhos da Uniuv. Dois foram premiados, mas os outros são merecedores também de elogios, pois realmente temos atingido a excelência no curso, com um jornalismo bom e ético”, conclui.

Karoline finaliza que receber o Sangue Novo é um dos melhores incentivos que alguém pode ter. “A conquista prova que é possível, sim, concorrer de igual pra igual com as grandes e tradicionais universidades do estado”.

Histórico de prêmios Sangue Novo recebido pelo curso de Jornalismo da Uniuv

Ano

Aluno

Orientador

Jussara Leite

Bicicletas.jor.br

Angela Maria Farah

Projeto Jornalístico para Internet

Camila Lima

Programa Retrato

Projeto em telejornalismo

Rodrigo Seccon

Portal de notícias: uma proposta de jornalismo digital para União da Vitória

Projeto Jornalístico para Internet

Veridiane Sander

É Hora de Aprender – as lendas

regionais

Projeto em Telejornalismo

2012

Kiara Domit

Por que sempre chove em mim?

Angela Maria Farah

Projeto/Produto Jornalístico Livre

2012

Amanda Mendes da Silva, Bruna Carolina Oleskovicz, Claudiane J. dos Anjos Berres, Elisiane Gabrielle Domainski, Fábio Rodrigues, Fernanda Pereira Santos, Francisco Marcelo S.de Lara, Marciel Borges, Pedro Henrique W.Almeida e Thais Siqueira Pinto