Inicial 9 Notícia 9 O primeiro reitor da uniuv

O primeiro reitor da uniuv

A Uniuv completa 40 anos; dos quais, 20,  o Prof. Jairo Vicente Clivatti esteve à frente da Instituição. Naturalmente, esse cargo foi-lhe confiado pelos professores, funcionários e acadêmicos. Professor Jairo é uma pessoa sensível, alegre, honesta e justa. Gosta de lutar por seus sonhos, no caso, da educação superior acessível e de qualidade, para os jovens de toda a região. Sabe ser amigo, e reconhece seu desconcerto perante situações incompatíveis com os valores éticos.

Mesmo àqueles que costumam contradizê-lo, garante-lhes esse direito, desde que não lhe atribuam falhas como: injustiças, descuido dos bens públicos sob sua tutela, ou pressuposições de desonestidade.

Está na Instituição, em sua sala, com a porta aberta para atender quem o procurar.  São tantas as demandas e questões a serem resolvidas, que lhe tomam muita energia. Se não fosse seu idealismo e seriedade de caráter, já teria deixado o cargo.  Algumas pessoas pensam que tudo  isso não passa de  obrigação, mas, na verdade, a direção de uma Instituição de Ensino vai muito além de direitos e deveres. Só pessoas motivadas, guerreiras, que sonham alto, realizam bem essa missão.

O jovem professor abraçou a causa da educação, a tal ponto que não fugiu ao compromisso social colocado em suas mãos. Já apareceram  os primeiros cabelos brancos, os filhos cresceram, e a minúscula Face também mudou de porte, sob seu olhar atento e contínuo cuidado.

Novos cursos, novas estruturas prediais, livros, laboratórios, novos professores, e o ritmo acelerado do crescimento dos últimos anos exigiram-lhe ainda mais zelo. Por ser uma Instituição Pública, repete sempre, que não visa a lucros, mas à sustentabilidade, revertendo em prol da comunidade todos os recursos economizados.

Um investimento que é feito,  com gosto, pelo professor Jairo é em edifícios culturais elevados,  como especializações, mestrados, doutorados, que abrem janelas para a ampliação  cultural constante do corpo docente  da Uniuv. E afirma: ”Disso não abro mão.”

Nos intervalos, um cafezinho amargo, e nada mais.  Se está  despreocupado, conversa; senão, percebe-se logo que algo está sendo processado em sua mente. Os colegas  o conhecemos tão bem, que podemos antecipar as situações e ocorrências, fazendo leitura de sua expressão facial e gestual. E ele não tenta esconder seu estado de ânimo.

Temos certeza de que, enquanto participar do corpo docente da Uniuv, cuidará  dela, mesmo sem ocupar cargo algum. Sem sombra de dúvidas, todos  devemos a ele gratidão e reconhecimento de seus méritos.  E podemos afirmar que nosso Reitor escolheu um objetivo grandioso, pelo qual vale a pena  doar  a  vida.  Como diz Hamilton Werneck, “Por poder pessoal entendemos aquele que as pessoas têm e carregam com seu próprio ser. Ele continua existindo quando o poder posicional acaba. Qualquer pessoa que tenha poder pessoal, depois de perder o posicional, senta-se num banco da praça de sua cidade e fica rodeado de amigos que querem conversar e pedir algum conselho. Esse poder ninguém perde.” Esse é o caso do Professor Jairo Vicente Clivatti. Amizade, gratidão, valorização, respeito  – tudo fruto de uma dedicação amorosa  à  causa da educação da juventude.

por: Lúcio Passos