Inicial 9 Notícia 9 Parcerias intelectuais – sempre algo a mais’ é realizado pelo Coltec

Parcerias intelectuais – sempre algo a mais’ é realizado pelo Coltec

Esse ano, a Mostra do Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec), teve uma organização diferenciada e contou com um novo nome: Parcerias Intelectuais – sempre algo a mais.  Segundo Maria Genoveva Bordignon Esteves, diretora do Coltec, essa Mostra foi dividida em 26 projetos, igualando com a quantidade de professores. Cada professor foi coordenador de um trabalho. “Os alunos não escolhiam os professores, eram sorteados tipo padrão Fifa”, conta a professora Genoveva. Para ela, é uma realização ver tudo pronto, pois é o ponto alto do trabalho que realizam dia a dia.

Segundo o aluno Sullivan Raziel dos Santos, do terceiro ano do Coltec, o objetivo desse ano era que a Mostra impactasse bastante e que fosse bem descontraída. O que chamou sua atenção foi o grande número de pessoas, bem maior que nas Mostras anteriores. “O povo está realmente gostando da Mostra, não vi ninguém saindo triste, acho que todo mundo está gostando, e é isso que motiva a gente a fazer cada vez mais Mostras legais”, conta.

Um dos trabalhos que despertou a curiosidade dos visitantes foi sobre a luz negra, supervisionada pelo professor do Coltec, Amauri Yamauti. “Basicamente, a gente procurou mostrar que a luz negra é uma das propriedades que pode ser utilizada em alguns trabalhos de efeito como videoclipes, teatros e principalmente alguns efeitos visuais mesmo”, conta Yamauti.

A aluna do Coltec Lívia Rodrigues considera que tudo saiu como ela esperava e que gostou de participar da Mostra. Compartilhando da mesma ideia, a aluna do segundo ano do Coltec, Letícia Sonálio, conta que achou tudo interessante e que como esse é o primeiro ano que está participando da Mostra, está achando o resultado legal e satisfatório.

Centenas de pessoas conheceram os projetos do Coltec durante o evento

Os acadêmicos de todos os cursos da Uniuv visitaram a Mostra durante a noite do dia 05 de novembro, conhecendo e participando das atividades propostas pelos alunos do Coltec. Segundo Vagner Rodrigues, acadêmico do segundo ano de Publicidade e Propaganda, o evento estava bem organizado e superou os outros anos. “Vi alguns projetos bem criativos”, explica Rodrigues. O acadêmico de Administração, Maxwell Oldoni, gostou dos projetos apresentados. Já o acadêmico do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo Michael Barroso, sentiu falta de algo que envolvesse mais a matéria de arquitetura, porém gostou da parte dos desafios, pois mexe com a mente de cada pessoa. Outro acadêmico que visitou a Mostra foi Felipe Vetterlein, acadêmico do primeiro ano de Publicidade e Propaganda, e, de acordo com ele, o evento é de extrema importância. “É uma maneira bem bacana que escolheram para chamar os alunos, algo bem diferente, que sai da rotina”, conta Vetterlein.

Uma das únicas dificuldades foi a questão de tempo, pois todos os trabalhos foram realizados durante as aulas, segundo o professor Wanilton Dudek, que também orientou um projeto. Mas ele aprovou o resultado. “Está sendo muito legal. O movimento está sendo bem maior até por conta da organização do espaço.”

Texto e fotos: Gisele Litwinski, Gisele Ovitski, Karoline Weber Amaral – acadêmicas de Jornalismo

por: Gisele Litwinski, Gisele Ovitski, Karol Weber