Inicial 9 Notícia 9 Mostra do Coltec anima estudantes

Mostra do Coltec anima estudantes

~~Aconteceu, nos dias 5 e 6 de novembro, a 16ª edição da Mostra do Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec). A Mostra, chamada esse ano de Parcerias Intelectuais, aconteceu no piso superior da biblioteca do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Cada professor do Coltec ficou responsável por uma equipe de cinco alunos que, juntos, escolheram um assunto para fazer uma oficina. Segundo a organizadora do evento e diretora do Coltec, Maria Genoveva Bordignon Esteves, o Colégio, ano que vem, vai fazer 20 anos de existência e a Mostra surgiu com a primeira turma do terceiro ano. Desde então, vem sendo realizada todos os anos. “O objetivo da Mostra é mostrar para a sociedade o que nossos alunos fazem”, afirma Genoveva.

Neste ano, está sendo apresentado 26 projetos. Os visitantes podem participar de oficinas como fotografia em lata, por exemplo, realizada pelas acadêmicas Eduarda Caroline Vera e Gabrielle Baur, sendo orientador o professor Lucio Kurten dos Passos. “O principal objetivo da nossa oficina é mostrar para as pessoas que com uma simples lata, que poderia ser descartada, pode ser utilizada para tirar uma foto”, explicam as acadêmicas. Além dessa oficina, os visitantes puderam prestigiar outras oficinas, como a oficina do “Nazismo”, “Rochas”, “O Brasil na Segunda Guerra Mundial”, “Music 2000-2010”, “Desafios”, entre outras.

A acadêmica de Publicidade e Propaganda, Gabriela Borges, visitou a Mostra e escolheu a que mais gostou: a das “Rochas”. Já para os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Sandro Neves e Laressa Pasa, a oficina que mais chamou a atenção foi a de música. “Pudemos ver vários gêneros e lembrar muitas músicas esquecidas. Também foi a mais interativa”. Segundo uma das organizadoras da oficina de música, Ana Leticia Nedochetko, o principal objetivo foi mostrar para as pessoas os diversos gêneros musicais. “Tem pessoas que falam, ah, funk é ruim, mas as pessoas não aceitam, não conhecem. Mostramos também que antes o que ‘bombava’ era o ‘pop’, ‘rock’, e falamos também como surgiu o funk, rock, a música romântica, o reggae, o sertanejo universitário, entre tantas outras”, destaca.

por: Luciana Ignaszevski – acadêmica de Jornalismo