Inicial 9 Notícia 9 Engenharia Ambiental está entre as profissões mais requisitadas para o Futuro

Engenharia Ambiental está entre as profissões mais requisitadas para o Futuro

O termo “sustentabilidade” tem suscitado mudanças das mais variadas formas, principalmente, no setor industrial. A otimização de recursos e a exploração de matéria prima de origem natural é pauta cada vez mais frequente nas discussões que buscam soluções criativas nas indústrias mundo afora. Fatos assim colocam o Engenheiro Ambiental entre as dez profissões do futuro. Com amplo leque de atuação, o profissional graduado nessa área pode atender as necessidades técnicas das empresas e propor soluções ecologicamente corretas para o tratamento e reaproveitamento de todos os tipos de resíduos, evitando a degradação do meio ambiente.

O curso de Engenharia Ambiental existe na Uniuv desde 2006, atua para a formação de profissionais que tenham perfil aventureiro e busquem por intermédio da criatividade estabelecer uma relação responsável com o meio ambiente. Funcionando regime noturno, os acadêmicos vêm sendo bastante requisitados pelas empresas locais, preocupadas em atender às necessidades ambientais exigidas pela lei. A procura por estagiários é grande e, em muitos casos, acabam sendo efetivados.

A prefeitura de União da Vitória, por exemplo, contratou em 2014 seis estagiários para trabalhar na área. Há uma demanda que parece aumentar gradativamente em razão da crescente responsabilidade social das organizações. “Temos recebido muitas ligações de diversas empresas da região procurando por estagiários, o que demonstra o reconhecimento da sociedade pela Engenharia Ambiental da Uniuv”, ressalta Lisandra Kaminski, coordenadora do curso.

Os egressos também estão conquistando seu espaço no mercado de trabalho, passando bem colocados em concursos públicos ou desenvolvendo projetos inovadores para o setor privado.

Com Conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o curso de Engenharia Ambiental destaca-se como excelente escolha para quem está pensando em garantir um posto de trabalho no futuro. Ao longo da graduação, os acadêmicos alternam teoria e prática, promovendo e participando de grandes eventos. Entre eles, o já conhecido “Rio Limpo”, que acontece anualmente e conta com o envolvimento de vários segmentos da sociedade, estimulando novas ações, como o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Municipal, elaborado voluntariamente por três acadêmicas do curso.

“Temos vários Engenheiros Ambientais no mercado buscando melhorar a qualidade de vida da população”, completa Lisandra.

Com duração de dez semestres, o curso exige ainda certa dose de espírito aventureiro para aqueles que pretendem se lançar ao mercado de forma mais atuante, afinal de contas, em tempos de rotinas cada vez mais frenéticas, nada melhor do que compartilhar a experiência de trabalhar com o ambiente em que se vive.

Para saber mais acesse: /graduacao.php?id=8

por: Divulgação