Inicial 9 Notícia 9 Jornalista relata os desafios de um assessor de imprensa na comunicação

Jornalista relata os desafios de um assessor de imprensa na comunicação

A jornalista e atualmente assessora de imprensa da Universidade do Contestado (UNC), campus Canoinhas/Porto União, Juliana Aparecida Ramos, foi a palestrante da oficina de Assessoria de Imprensa: como emplacar pautas na imprensa. Ramos contou aos presentes os principais desafios da profissão, como devem ser elaborados os releases (matérias jornalísticas enviadas aos veículos de comunicação para sugerir pauta aos repórteres)  e como a profissão está relacionada diretamente com o marketing das empresas. “A assessoria de imprensa deve divulgar informações de empresas e de instituições, relativas a assuntos de interesse público, com absoluta transparência. Por exemplo, a Petrobrás, é uma marca forte e respeitada no País, porque seus assessores de imprensa não deixam vazar informações que prejudiquem a marca da empresa agindo de forma rápida para solucionar possíveis crises internas”, afirma a palestrante.

Para ela, muitas pessoas ainda não entendem o verdadeiro significado desta profissão e como o profissional da área vai divulgar seu produto ou a empresa. “Por exemplo, uma pessoa que trabalha com contabilidade exige que o assessor de imprensa de um jornal faça a cobertura e publique uma matéria sobre seu ramo de atividade em determinado veículo de comunicação. Mas esta pessoa esquece que esta notícia pode ser importante apenas para uma minoria da população e, principalmente, que ela não tem nada a ver com o público-alvo desta publicação”, relata Ramos.

A jornalista disse ainda que o trabalho do assessor sempre tem que ter um foco para que o posicionamento e planejamento da marca no mercado sejam feitas de maneira correta. Estes fatores auxiliam e ajudam a despertar o interesse dos meios de comunicação para que anunciem esta empresa ou personagem a fim de que ambos obtenham sucesso.

Importância do realese e características das assessorias de imprensa de sucesso

Ramos afirma que o realese deve ter três características: ser objetivo, claro e rápido. Além disso, ela destaca que ele deve ser bem planejado, pois se o repórter do veículo de comunicação se interessar pela notícia, irá procurar mais detalhes e informações e até comprar aquela matéria se for de seu interesse ou do veículo onde trabalha.

Algumas características do profissional também foram apontadas por ela, objetivando que os assessores de imprensa tenham sucesso em pouco tempo e sejam respeitados. Segundo ela, o assessor deve agir rapidamente, fornecer informações verdadeiras, não deixar a imprensa sem resposta, ter agilidade, saber repassar as informações, escolher a pessoa certa para falar em nome de uma empresa, treinar a pessoa que vai falar, respeitar as editorias e trabalhar nos bastidores são os principais princípios deste profissional.