Inicial 9 Notícia 9 Uniuv e Coltec vencem concurso de redação

Uniuv e Coltec vencem concurso de redação

O concurso de redação para a Semana Nacional do Trânsito aconteceu entre os dias 20 de agosto e 16 de setembro e puderam participar estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública e particular do município de União da Vitória e, também, das instituições de Ensino Superior. O tema proposto foi: Álcool, outras drogas e segurança no trânsito.

O objetivo era estimular o jovem a exercer cidadania, chamando a atenção para a conscientização de condutores e pedestres, face ao grande número de acidentes com mortes ocorridos devido ao consumo de substâncias prejudiciais aos sentidos, aumentando o risco de dirigir.  O texto deveria conter no máximo 30 linhas e cada participante poderia concorrer com uma única versão.

A estudante do terceiro ano do ensino médio e técnico do COLTEC, escola universitária mantida pela Uniuv, Francielly Steingenberger, e o acadêmico do sexto semestre de Jornalismo, Douglas Marques, conquistaram os primeiros lugares das duas categorias. “Procurei fazer um texto que não falasse da prevenção, ou dos problemas relacionados diretamente ao consumo de substâncias e o ato de dirigir. Pesquisei sobre os valores investidos em campanhas e os resultados obtidos, que são contraditórios”, explica Marques, sobre como conduziu a redação.

“Deve haver um trabalho integrado, a longo prazo, entre educação, fiscalização e punições mais severas. Talvez, assim, a juventude passará a ser mais responsável em relação a sua própria vida e à dos demais”, diz trecho do texto produzido por Francielly.

Os jovens escritores comemoram as premiações que são bolsas de estudo para graduação e pós-graduação.