Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Criatividade é tema central da palestra de abertura do 7º Giro da Comunicação

Criatividade é tema central da palestra de abertura do 7º Giro da Comunicação



A abertura do 7º Giro de Comunicação teve como palestrante o publicitário e professor Henrique Szklo que falou aos acadêmicos e convidados sobre seu livro O Grande Milk Shake e os Canudinhos Mentais, uma divertida viagem pelo saboroso mundo da criatividade. O Grande Milk-Shake simboliza a teoria criada pelo psiquiatra suíço Carl G. Jung, que fala do inconsciente-coletivo. Os canudinhos mentais são sugadores invisíveis acoplados à cabeça de todo ser humano, ligados diretamente ao Grande Milk-Shake (as idéias criativas). “Deste, todos nós bebemos, alguns com canudos mais largos, outros com canudos mais finos e ainda outros que, desacostumados, simplesmente não bebem”, explica Szklo.

O livro desmistifica a criatividade como dom divino e de certa maneira derruba o conceito de que todas as pessoas não são criativas. “Basta que prestem atenção aos sinais que as rodeiam para tirar proveito do que eles revelam”, conta. Contudo, a criatividade tem um oposto inconsciente, que é denominado pelo palestrante como sendo o “padrão”, que é uma ferramenta de sobrevivência do ser humano. O padrão é o conhecimento passado, presenciado e vivido. A criatividade, como oposto, é possuir um olhar do mundo via satélite, ou seja, é enxergar algo que todo mundo conhece, de um jeito que ninguém viu. “De alguma forma os seres humanos tem um pensamento único sobre alguns assuntos e esses pensamentos estão conectados e para poder tornar mais fácil de entender isso, criei uma conexão fantasiosa para explicar uma coisa que me deixa sempre curioso”, disse Szklo.

Para a visitante e ex-acadêmica da Uniuv, formada em Publicidade e Propaganda, Ana Luiza Lima, a palestra pode trazer uma nova técnica que estimula a criatividade dos ouvintes, já que o professor vem de São Paulo e possui grande experiência na área. “As pessoas muitas vezes têm a criatividade, mas não conseguem desbloqueá-la. Na verdade vai depender de cada pessoa sua criatividade. Vim buscar aqui com ele novas técnicas para liberar essa criatividade”, disse Lima.

Fonte: http://comunicacaouniuv.com.br/archives/81#more-81

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo