Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Que tal fazer uma cirurgia plástica com um cabeleireiro? É bem mais baratinho!

A Internet é um meio de comunicação novo e que nasceu na era em que tudo acontece rapidamente. O jornalismo e a comunicação na Internet mudaram completamente a maneira de se pensar o tempo e a rapidez da informação. Tempo e velocidade para a rede tornaram-se fundamentais para garantir as características da Internet como veículo de comunicação. Essa maneira rápida de transmitir a informação deu novos significados à comunicação, até porque o público também quer essa velocidade, e, mais que isso, quer atualização. Não se pode negar que a Internet é uma inovação tecnológica que beneficia as informações, principalmente porque fornece múltiplas alternativas para se instituir a comunicação. Não só os sites de notícias, de empresas e de pessoas podem divulgar. Outras formas de comunicação ganharam espaço na Internet, como os blogs que acabam sendo referências de credibilidade de informação.

Mas de nada adianta ter um site ou um blog ou produzir qualquer outro tipo de comunicação na web sem ter a atualização necessária. E, ainda pior, sem ter divulgação e planejamento comunicacional. Muitas pessoas fazem o site da empresa, por exemplo, e acreditam que em um passe de mágica todos os internautas vão ficar sabendo do site. Não é assim que funciona. Quando é feito um site, é preciso divulgar e planejar suas ações, é necessário contar para as pessoas que a empresa tem esse novo meio de comunicação. Tempos atrás, ouvi um empresário local dizer que o site dele estava no ar há mais de dois anos e nunca havia dado resultado. Questionei qual era o site, com a idéia de visitá-lo e verificar como ele estava. Ele não sabia nem dizer o endereço. Ora, se ele não sabia, imagine as outras pessoas. É mais do que óbvio que nunca daria resultado o seu site.

E também não adianta fazer o site e cometer equívocos imperdoáveis na comunicação. Existem, sim, inúmeras normas e regras que devem ser seguidas para escrever os textos para a Internet. Existem padrões de acessibilidade para a Internet. E também existem profissionais que fazem isso com excelência: os comunicadores em parcerias com os técnicos da área. Imagina só se para cortar o seu cabelo você fosse pedir a um médico? E se você fosse fazer uma cirurgia plástica com um cabeleireiro, o que aconteceria? Os profissionais se especializam justamente para oferecer serviço ou produto de qualidade. Por que será que na comunicação todo mundo acha que pode fazer sozinho ou inventar algo legal? Pior… Para a produção via Internet, muitos acreditam que basta saber navegar na rede que já conseguem fazer um site. Daí, quando o site não dá resultados, a culpa é, generalizando, dos comunicadores que não fazem a coisa certa ou da Internet que não funciona.

Repensar sobre esse novo conceito de comunicação e de profissionalização é muito importante. A comunicação é essencial no desenvolvimento de uma empresa, loja, instituição etc. Mas é preciso realmente fazer da forma correta. E, para finalizar, é preciso destacar que a comunicação via Internet é maravilhosa, mas não se pode esquecer as outras mídias. Trabalhar a mídia off line (como o jornal e também rádios e TVs), continua sendo importante. A união de tudo isso é que vai dar resultados realmente eficientes.

* Jornalista, professora do curso de Comunicação Social, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), cursando mestrado em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), sócia-proprietária da DMV4 Comunicação. Contatos: anacristina@dmv4.com.br ou 3522 3984.