Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Casa de Cultura Aníbal Khury “Castelinho”

ARTIGO – Casa de Cultura Aníbal Khury “Castelinho”

Com este artigo iniciamos a apresentação dos bens tombados em Porto União, SC, e em União da Vitória, PR, demonstrando a importância da preservação de nossa história. A Casa Cultural Aníbal Khury, mais conhecida como “Castelinho”, está localizada na Rua XV de Novembro, número 435, esquina com a Rua Coronel Belarmino, no município de Porto União. O atrativo é um bem duplamente tombado: pelo Estado de Santa Catarina, por meio do Processo de Tombamento n°. 095/98, sob notificação 184/98 e Decreto nº. 3.588, de 21 de dezembro de 1998; e, ainda, pelo Patrimônio Histórico Municipal, por meio do Decreto nº. 460, de 16 de novembro de 1999.

A antiga residência do professor Pedro Weinand foi construída por imigrantes alemães, em 1928, e inaugurada em 1929. A edificação de 100m2 foi projetada e construída pelo arquiteto Adolpho Weingartner. Para melhor fixação e intensificação dos desenhos no interior do castelinho, as tintas foram preparadas com gesso, cal, seiva de cactos, corantes, ovos e vinagre.

A residência serviu como a primeira escola de datilografia e de contabilidade de Porto União e União da Vitória, instalada nas duas salas térreas do prédio. As aulas eram de competência do casal proprietário, professora de datilografia Ely Schultz Weinand e o professor de contabilidade Pedro Weinand. Ele faleceu aos 70 anos, em 1952. O filho José faleceu com 58 anos, em 1980. A filha Francisca Maria faleceu com 54 anos, em 1978 e Elly faleceu aos 84 anos, em 1988. Após a morte de Elly, os herdeiros venderam a residência para o Deputado Estadual do Paraná Aníbal Khury. Em 2004, após o falecimento do Deputado, os herdeiros doaram ao Município para a instalação da Casa Cultural denominada Aníbal Khury. O prédio foi restaurado pelo Município e entregue à população.

Atualmente a Casa de Cultura Aníbal Khury abriga um museu de objetos antigos, e também é cenário para diversas atividades culturais, como aulas de instrumentos musicais, reuniões para tratar de assuntos pertinentes a cultura, feiras, palestras, cursos e outros. O local é um bom exemplo de bem tombado, que está sendo preservado e mantido para usufruto tanto do poder público quanto da comunidade em geral.

* Acadêmicas do Curso de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).