Inicial 9 Notícia 9 Diagramação é campo de atuação para jornalistas

Diagramação é campo de atuação para jornalistas

Ao folhar um jornal ou uma revista, você repara se as cores, a disposição das matérias, os títulos, as imagens e o layout estão em harmonia e equilíbrio? Para facilitar a leitura e deixar o jornal mais interessante e atrativo aos olhos do leitor é usada a diagramação. Neste mês, no dia 28, comemora-se o Dia do Diagramador, uma profissão que poucos conhecem, mas que é fundamental na estrutura de um jornal impresso.

A diagramação é o planejamento visual, a representação gráfica da linha editorial da comunicação impressa. Diagramar significa desenhar a distribuição de todos os elementos que integram as páginas de um jornal ou de uma revista. E, dessa forma, criar uma identidade visual diferenciando-se dos demais meios.

“Um jornal sem diagramação seria um livro. Já imaginou você entregar todos os dias as matérias em forma de um livro para o seu leitor? Não é atrativo, não é interessante”, explica Eduardo Rafael Carpinski, diagramador e editor de conteúdo do Jornal O Comércio.

A função do diagramador é dar relevância e torna as matérias mais visíveis, dispondo os elementos – títulos, texto, imagens, tipografia – de forma coerente e técnica. Para Marcelo Daniel Storck, editor e diagramador do Jornal A2, a diagramação dá vida ao jornal, podendo “detonar uma reportagem, como também salvá-la. Essa edição, logo, é o acabamento. É como se fosse a cereja do bolo”.

O dia-a-dia destes profissionais varia conforme a veiculação e a linha editorial do meio, porém, sempre com muito trabalho e responsabilidade. “Uma coisa é certa, o diagramador pode não ser o primeiro a chegar à redação, mas é sempre o último a sair”, diz Carpinski em tom de brincadeira.

O curso de Comunicação Social do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) prepara os profissionais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para atuarem também nessa área. Os alunos perfazem uma carga horária de 72 horas na disciplina de Planejamento e Editoração Gráfica, em que aprendem a diagramar e editar conteúdos graficamente.