Inicial 9 Notícia 9 Uniuv forma mais um Doutor

Uniuv forma mais um Doutor

No dia 5 de fevereiro, a professora Kelen dos Santos Junges, defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação da Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Sob a orientação da professora Dr.ª Marilda Aparecida Behrens, o trabalho tem como delimitação o estudo de um programa de formação pedagógica continuada, desenvolvido com professores da Uniuv durante o ano de 2011, tendo como método, uma pesquisa-ação embasada pelo Paradigma Inovador na prática pedagógica dos docentes. O título do trabalho é “Desenvolvimento Profissional de Professores Universitários: Caminhos de uma Formação Pedagógica Inovadora”.

Kelen também foi bolsista da Capes e participou do Programa Intercalar de Doutoramento do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, por um período de seis meses, ocasião em que foram desenvolvidas pesquisas com professores portugueses.

Programa de formação

Atualmente a Uniuv já conta com mais de 40% de professores Mestres e Doutores e continua investindo para que o quadro de docentes permaneça em ascensão de títulos. A professora Ana Paula Silva, também recebeu Doutoramento em Engenharia de Produção pela UNIMEP (SP), no final do ano passado e, para 2013, também há a previsão de novas defesas dos professores que já estão em fase final de pesquisa, Edna Trebien e Maria Genoveva Esteves. Já os professores Lúcio Kürten dos Passos e Juliane Boiko iniciam doutorado no próximo mês de março.

“O programa de formação docente é o que traz novos conceitos de pesquisa e desenvolvimento acadêmico para a Uniuv e essa integração de diversos programas têm nos estimulado a seguir com novos projetos e a implantação de novos cursos de graduação”, argumenta o reitor.