Inicial 9 Notícia 9 Rondonistas já estão de malas prontas

Rondonistas já estão de malas prontas

Os 10 integrantes da equipe de professores e universitários da Uniuv que participarão da Operação 2 de Julho do Projeto Rondon, estiveram com a Reitoria na noite de terça-feira, 15, para mais uma reunião de preparação da viagem que se inicia na madrugada do próximo dia 18. Ao todo, serão duas semanas de trabalho com a comunidade de Irará, distante 137 quilômetros da capital Salvador. O objetivo do projeto é integrar o estudante do ensino superior como desenvolvimento da sociedade, com a aplicação de atividades participativas, práticas, e que auxiliem no desenvolvimento da nação.

O grupo é liderado pelos professores Clóvis Tilgner de Souza e Maria Juliane Suota e conta com mais oito acadêmicos: Aline Graef (Publicidade e Propaganda), Bruna Kobus da Silva, Marcelo Kloczko (Jornalismo), Chayenne de Souza, Else Elly de Souza (Engenharia Ambiental), Hedwiges Hoffmann Soter, Helena Schmidt Zelinski (Arquitetura e Urbanismo), Luana Aparecida Rodrigues (Engenharia Civil).

Para o professor Clóvis a experiência será bastante importante como trabalho voluntário. “Nós fomos selecionados entre diversas instituições de todo o Brasil e nossa expectativa é muito grande, pois teremos muito a ensinar, mas muito mais a aprender com a comunidade de Irará, e é uma experiência inovadora para a nossa região”, comenta.

A integrante mais jovem do grupo, Bruna Kobus da Silva, está ansiosa e sabe da seriedade do projeto. “Estamos indo representar nossa cidade e a Uniuv para uma região do país em que a cultura é totalmente diferente, então temos que ter muita responsabilidade”, revela.

“Acredito que esta experiência vai me ajudar a amadurecer profissionalmente e também compreender um pouco mais sobre a realidade do nosso país”, completa Bruna.

A acadêmica Hedwiges Hoffmann Soter está confiante, mesmo nunca tendo ficado tanto tempo longe da família. “É uma experiência totalmente nova, mas ficamos felizes em poder compartilhar o conhecimento que adquirimos e nos preparamos bastante para enfrentar quaisquer desafios”, analisa.

Os acadêmicos que integram a equipe passaram por um processo de seleção e seguem agora como pioneiros, uma vez que não há registros de que outra instituição local tenha participado do projeto nas últimas décadas.

Para o Reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti, trata-se de uma atividade inovadora e que trará oportunidades futuras aos participantes. “Será uma experiência de vida que eles levarão para sempre e isso fará com que a cultura da nossa região seja espalhada pelo Brasil afora”, diz.

“É um grupo bastante seleto e tenho certeza que União da Vitória e a Uniuv estarão bem representadas”, finaliza.

O retorno do grupo está previsto para o dia 3 de fevereiro. Para saber mais das atividades da Uniuv no Projeto Rondon acesse o blog da equipe que será atualizado diariamente e também a página no Facebook (http://www.facebook.com/rondon.uniuv) criada por eles. Acompanhe também pelo site da Uniuv.

por: Lúcio Passos