Inicial 9 Notícia 9 Professora da Uniuv participa de Intercâmbio na Alemanha

Professora da Uniuv participa de Intercâmbio na Alemanha

A professora Elaine Ribeiro, Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental da Uniuv e Mestranda em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou de um intercâmbio de estudos em parceria com o SENAI e a Universidade de Stuttgartt, na Alemanha. O período de estudos foi de 4 a 17 de novembro e comandado por professores doutores alemães e brasileiros.

Ao todo, 15 mestrandos tomaram parte do Programa Internacional Brasil-Alemanha de Mestrado Profissional que é mantido pelas três instituições, numa rotina de estudos de oito horas diárias. Entre os trabalhos muitas palestras, visitas técnicas e desenvolvimentos de projetos de pesquisa para serem ampliados entre os dois países.

Para Elaine, a experiência trouxe ótimas perspectivas de pesquisa e novas análises sobre as tendências ligadas ao setor ambiental. “Observamos muitas coisas novas, principalmente sobre a disposição de resíduos sólidos e reaproveitamento de energia, o que evita o desperdício de recursos e garante a otimização dos fluxos de trabalhos ambientais”, explica.

Outro fator atribuído pela professora como a grande diferença entre Brasil e Alemanha está no desenvolvimento tecnológico. “Enquanto aqui os processos acontecem de forma manual em quase todos os métodos, lá, o funcionário se dedica ao computador, num sistema automatizado e que segue um rigoroso planejamento”, completa Elaine.

“Os professores se referiram bastante ao Brasil, mas identificaram que é necessário investir em tecnologia e planejamento, para proporcionar um desenvolvimento mais ágil no setor ambiental”, finaliza.