Inicial 9 Notícia 9 Enaproc inicia com promoção da pesquisa científica

Enaproc inicia com promoção da pesquisa científica

O IX Encontro Anual de Produção Científica (ENAPROC) teve suas atividades iniciadas na manhã da segunda-feira, 29, às 9h, no Cine Teatro Luz com mesa redonda que abordou o tema Saneamento, contando com a presença de professores e Engenheiros ligados ao meio ambiente. À noite, o evento foi aberto oficialmente com a palestra proferida pela Professora Doutora Sueli Édi Rufini que também é uma das Coordenadoras da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), órgão a qual a Uniuv está subordinada na condição de Centro Universitário Municipal.

Em seu pronunciamento, o reitor da Uniuv, Professor Jairo Vicente Clivatti, ressaltou os programas de investimento na formação docente. “Atualmente são 29 professores cursando mestrado e doutorado, o que representa 30% de nossos docentes, sem contar aqueles que já são titulados”, valoriza.

A diversidade de universidades nas quais os professores pesquisam traz para a Uniuv uma visão geral do universo científico o que permite a tramitação em várias áreas de atuação, de modo que para os próximos anos a perspectiva é fomentar com recursos próprios, novos projetos e programas que envolvam os acadêmicos. “A Uniuv, hoje, tem capacidade de investimento própria e com esses recursos estamos ampliando as instalações físicas para dar condições de desenvolvimento à pesquisa, com novos laboratórios e capacitação docente”, disse o Reitor.

A Pró-Reitora de Ensino, Professora Maria Genoveva Esteves, também fez uso da palavra e enfatizou sobre a importância de se manter os estudos e alçar novas probabilidades de futuro. “Aquele que almeja chegar a um céu estrelado, precisa sustentar e dar continuidade à formação profissional e acadêmica, pois só assim conseguirá atingir seus objetivos”, disse.

Em seguida, teve início a fala da professora Sueli Édi Rufini, que fez uma abordagem bastante instrutiva sobre a iniciação científica, sua evolução dentro das instituições de ensino e do caminho a ser trilhado para se tornar uma Universidade. “O primeiro passo para se promover a pesquisa científica é ter professores pesquisadores, pois só assim os acadêmicos vão se motivar a desenvolver projetos”, comentou.

Dra. Sueli também fez um relato histórico e uma análise da situação do Brasil em relação a outros países no que diz respeito ao número de publicações nacionais e internacionais de relevância, pela classificação determinada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“O caminho que a Uniuv pretende seguir está bem claro e no rumo certo, acredito que é preciso dar continuidade à produção científica para fomentar a pesquisa acadêmica, participar de editais, e publicar cada vez mais”, disse Sueli.

O ENAPROC tem continuidade nessa terça-feira com apresentação de painéis e comunicações orais desde o período matutino até à noite, quando se encerram as atividades.

Mesa redonda

Mesmo não estando incluída na programação oficial do evento, acontece na quarta-feira, 31, a mesa redonda organizada pelos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, em Parceria com a Fafiuv/ Unespar, com o tema Mídia e Poder. Será na sala de Eventos da instituição com os debatedores, Ângela Maria Farah, Caio Bona Moreira, Lúcio Kürten dos Passos e Samon Noyama. O evento é aberto ao público, com início previsto para as 19h. É mais uma ação que integra a comemoração dos 10 anos das duas habilitações e que complementa a iniciação científica.

por: Lúcio Passos