Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Engenharia Industrial da Madeira conhecem processos de produção de portas e compensados

Recentemente os estudantes do curso de Engenharia da Madeira visitaram a empresa Esquadrias Schwegler (ESL), localizada na área industrial de Porto União (SC). Na ocasião foi observado a linha de produção e o funcionamento de equipamentos, em especial, o centro de usinagem em que atualmente concentra-se grande parte da tecnologia  do processo.

O grupo foi recebido de forma bastante receptiva pelos diretores da empresa, Álvaro Schwegler e Maurício Schwegler, que conduziram a visita pela indústria e expuseram suas percepções sobre a forma de ser trabalhar no setor de fabricação de portas.

Franciele Vanessa Bet, conta que o que mais chamou atenção no processo, “foi o contraste entre equipamentos de ponta (centro de usinagem) e a montagem ainda artesanal de algumas peças”.

Madeireira Rochembach também recebe estudantes de EIM

Ainda no mês de agosto (27), foi realizada outra visita técnica na Madeireira Rochembach, em União da Vitória (PR), com o objetivo de conhecer o funcionamento da caldeira da empresa, complementando os conhecimentos teóricos da disciplina de Propriedades e Produtos Energéticos da Madeira II. Os alunos puderam observar todo o processo de aquecimento da água para geração de vapor, que é utilizado nos secadores dentro da unidade de produção. Na indústria visitada é utilizada uma caldeira mista (aquatubular e flamotubular), de pequeno porte, em que o vapor gerado é saturado, ideal para secagem da madeira. Em seguida, conheceram todo o processo de produção de chapas de compensado.

por: Divulgação