Inicial 9 Notícia 9 Madrugadão Criativo de Comunicação Social vai ter continuidade

Madrugadão Criativo de Comunicação Social vai ter continuidade

Que a atividade batizada de Madrugadão Criativo suscitava uma série de possibilidades todo mundo já sabia, mas que a aprovação, a aceitação e a adesão seriam tão positivas, ninguém imaginava. Tudo começou na segunda-feira, 13, com abertura oficial e pronunciamento do Reitor, seguido de palestra ministrada pelo Designer Gui Neves. Na terça-feira, 18, foi a vez da publicitária, Carol Marins, apresentar dados sobre o mercado catarinense de audiovisual, com ênfase para o cinema nacional e os festivais. Santiago Andres (Agência S3 – Porto Alegre – RS), Ana Luiza Lima e Bruna Lenci (Dizplay), e Fernando Gohl, promoveram um bate-papo descontraído e cheio de conteúdo sobre o funcionamento de agências de comunicação, a integração com os jornalistas e a arte finalização de materiais gráficos, na quarta-feira, 15. A noite mais aclamada pelos estudantes foi em 16 de agosto, quando o convidado, Rafa Diaz, produtor de TV, que já trabalhou no Multishow, MTV , Lolapalooza, subiu ao placo para conversar com os estudantes e arrancar elogios, principalmente por revelar sua trajetória profissional de maneira bastante simples e descontraída.

“Foi uma semana intensa, repleta de atividades e que vai mexer com a comunidade acadêmica da Uniuv”, acredita a Coordenadora de Publicidade, professora Julliana Biscaia.

Para encerrar a Semana de Comunicação, um evento inédito foi criado e acabou por surpreender a todos, até mesmo os organizadores: O Madrugadão Criativo.

A proposta? Criar uma campanha de comunicação no prazo de 12 horas para um cliente real – A Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória e Porto União (RFCC).

Tudo começou com a apresentação do Brieffing pelo professor Robson Fogaça, que depois de aguçar a curiosidade dos participantes, revelou o cliente e o cronograma que foi rigorosamente cumprido por cada equipe, de tempos em tempos, durante a madrugada.

Cada Agência foi formada por aproximadamente 10 acadêmicos de todos os períodos dos cursos de Comunicação que discutiram, planejaram e criaram propostas para a RFCC. Durante a noite os grupos interagiram de diversas formas, porém um leve clima de competição pairava no ar a todo instante. A 1h30min foi servida uma sopa de capeletti, preparada pelo professor Lúcio Kürten dos Passos e no início da manhã os participantes tomaram café com a comissão de análise dos trabalhos, formada pela presidente da RFCC, Giorgia Schwegler, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de União da Vitória, Caíque Agustini, e pelas publicitárias Ana Luiza Lima e Bruna Lenci da Dizplay Propaganda.

Depois das apresentações dos conceitos e propostas de ações a comissão decidiu que o trabalho com maior potencial foi o elaborado pela Agência D+Zero, formada pelos acadêmicos, Luiz Carlos Storck Júnior, Aline Graeff, Caroline Ferreira, Ana Carla Jablonski, Luiz Olavo Contim Neto, José Rossi Júnior, Wilson de Oliveira, Fábio Rodrigues e Vanessa Lima. Os vencedores vão agora finalizar a campanha com apoio da Dizplay e ver o trabalho ganhar projeção na mídia regional. A premiação foi estendida a todos os grupos em reconhecimento ao esforço e dedicação das equipes e os participantes do Madrugadão vão degustar um churrasco em data ainda a ser marcada.

Ana Laura Posselt, do segundo semestre de jornalismo conta que apesar do cansaço, o esforço valeu a pena. “A gente aprendeu na marra, porque precisava de ideias, os grupos estavam preocupados em desenvolver e não em ganhar. Quero mais de uma vez por semestre”, anima-se.

Os acadêmicos do sexto semestre de jornalismo ficaram responsáveis pela cobertura em tempo real do Madrugadão. Durante toda madrugada e início da manhã do dia 18 de agosto, matérias, VT’s, e reportagens de rádio foram postadas em um blog criado especialmente para o evento. Marcelo Kloczko define a experiência como um grande aprendizado. “Foi uma oportunidade de colocarmos em prática todo o conhecimento na cobertura de acontecimentos, mas foi a primeira vez que realizamos matérias em tempo real e a cobertura mostrou um pouco da adrenalina vivida por jornalistas nos grandes eventos”, conclui.

Entre os professores a decisão é unânime: em 2013, nova edição do Madrugadão Criativo. Para saber mais acesse madrugadao.comunicacaouniuv.com.br e veja tudo o que rolou na Madrugada mais criativa que a Uniuv já teve em 38 anos de história.

por: divulgação