Inicial 9 Notícia 9 Atividades práticas oportunizam contato com mercado de trabalho do Engenheiro Ambiental

Os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental tiveram um semestre bastante movimentado na primeira etapa do ano letivo de 2012. Visitas técnicas, eventos e aulas práticas são frequentes e ajudam na formação complementar dos estudantes. A primeira visita, no mês de junho, levou os acadêmicos a Bituruna (PR), para conhecer um projeto chamado Reciclinho, e foi conduzida pelos professores Rafael Jaworski e Lisandra Kaminski.

Na usina em que é desenvolvido o projeto os resíduos coletados no município são separados, reciclados e reaproveitados, preservando assim, o meio ambiente. Durante a visitação ao Reciclinho, foi possível analisar e comparar o processo de compostagem que é feito também durante as aulas da disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos I, quando trabalham com um projeto hipotético, feito com restos orgânicos, úmidos e secos, trazidos pelos próprios estudantes. Feitas em camadas, as chamadas leiras de compostagem são montadas no campus da Avenida Marechal Deodoro, próximo ao Complexo Esportivo da Uniuv e monitoradas por cerca de três meses, tempo que os materiais depositados levam para se decompor e se transformar em adubo.

“É papel do Engenheiro Ambiental encontrar alternativas que evitem a poluição e o aproveitamento de resíduos para outras finalidades, como a reciclagem e a compostagem”, explica a professora Lisandra Kaminski.

A segunda visita técnica aconteceu na unidade da Petrobrás, em São Mateus do Sul, também no final do mês de junho (29). O objetivo era complementar os conteúdos da disciplina de Manejo e Recuperação de Áreas Degradadas. Na ocasião foi possível observar os procedimentos de extração do minério de xisto, que é aquecido a altas temperaturas para extração de combustíveis. Para Lisandra, o contato com grandes indústrias é uma chance para fazer contatos e conhecer o campo de atuação. “A visita foi importante porque demonstrou aos acadêmicos as formas de recuperação de áreas degradadas, o sistema de gestão ambiental da Petrobrás e permite que se aproximem da realidade profissional”, finaliza.

Professora e Acadêmicos participam de evento Estadual

Acompanhada dos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental, Raul Sopko Junior, Sirlene Cavalini, Else Souza, Marcela Kuryluk, Juliana Lell,  Kátia Hackenhaar e Paula Spies, a professora Lisandra Kaminski participou do “Plano de Regionalização de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” e do “Plano para a Gestão Integrada e Associada de Resíduos Sólidos Urbanos do Estado do Paraná”. Os trabalhos aconteceram em Guarapuava no dia 27 de junho com participação das associações de municípios do Paraná (Amocentro, Ancespar, Cantuquiriguaçu e Amsulpar) e promoção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA).

Entre os assuntos discutidos estavam a coleta seletiva, associação de catadores, lixões e aterros sanitários, tratamento de resíduos e outros temas relativos à gestão de resíduos dos municípios. Depois de aberta a palavra os participantes fizeram proposições e sugeriram ao Estado a criação e organização de consórcios intermunicipais para a gestão do lixo.