Atividades práticas oportunizam contato com mercado de trabalho do Engenheiro Ambiental

02/08/2012

Os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental tiveram um semestre bastante movimentado na primeira etapa do ano letivo de 2012. Visitas técnicas, eventos e aulas práticas são frequentes e ajudam na formação complementar dos estudantes. A primeira visita, no mês de junho, levou os acadêmicos a Bituruna (PR), para conhecer um projeto chamado Reciclinho, e foi conduzida pelos professores Rafael Jaworski e Lisandra Kaminski.

Na usina em que é desenvolvido o projeto os resíduos coletados no município são separados, reciclados e reaproveitados, preservando assim, o meio ambiente. Durante a visitação ao Reciclinho, foi possível analisar e comparar o processo de compostagem que é feito também durante as aulas da disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos I, quando trabalham com um projeto hipotético, feito com restos orgânicos, úmidos e secos, trazidos pelos próprios estudantes. Feitas em camadas, as chamadas leiras de compostagem são montadas no campus da Avenida Marechal Deodoro, próximo ao Complexo Esportivo da Uniuv e monitoradas por cerca de três meses, tempo que os materiais depositados levam para se decompor e se transformar em adubo.

“É papel do Engenheiro Ambiental encontrar alternativas que evitem a poluição e o aproveitamento de resíduos para outras finalidades, como a reciclagem e a compostagem”, explica a professora Lisandra Kaminski.

A segunda visita técnica aconteceu na unidade da Petrobrás, em São Mateus do Sul, também no final do mês de junho (29). O objetivo era complementar os conteúdos da disciplina de Manejo e Recuperação de Áreas Degradadas. Na ocasião foi possível observar os procedimentos de extração do minério de xisto, que é aquecido a altas temperaturas para extração de combustíveis. Para Lisandra, o contato com grandes indústrias é uma chance para fazer contatos e conhecer o campo de atuação. “A visita foi importante porque demonstrou aos acadêmicos as formas de recuperação de áreas degradadas, o sistema de gestão ambiental da Petrobrás e permite que se aproximem da realidade profissional”, finaliza.

Professora e Acadêmicos participam de evento Estadual

Acompanhada dos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental, Raul Sopko Junior, Sirlene Cavalini, Else Souza, Marcela Kuryluk, Juliana Lell,  Kátia Hackenhaar e Paula Spies, a professora Lisandra Kaminski participou do “Plano de Regionalização de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” e do “Plano para a Gestão Integrada e Associada de Resíduos Sólidos Urbanos do Estado do Paraná”. Os trabalhos aconteceram em Guarapuava no dia 27 de junho com participação das associações de municípios do Paraná (Amocentro, Ancespar, Cantuquiriguaçu e Amsulpar) e promoção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA).

Entre os assuntos discutidos estavam a coleta seletiva, associação de catadores, lixões e aterros sanitários, tratamento de resíduos e outros temas relativos à gestão de resíduos dos municípios. Depois de aberta a palavra os participantes fizeram proposições e sugeriram ao Estado a criação e organização de consórcios intermunicipais para a gestão do lixo.

por: UNIUV