Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Laboratório de concreto vai prestar serviços para empresas

Laboratório de concreto vai prestar serviços para empresas


Nem bem as instalações do Laboratório de Análise de Concreto da Uniuv foram concluídas e diversas empresas da região já entraram em contato para saber como podem enviar suas amostras para serem analisadas. Instalado no Centro de Engenharia e Madeira (Cemad), o mais novo laboratório da instituição vai oferecer prática real dentro de disciplinas do Curso de Engenharia Civil. Dentro de poucos dias a estrutura deve entrar em funcionamento pleno, iniciando os testes com corpos de prova preparados em formato cilíndrico. No mesmo laboratório também será possível realizar análises de materiais feitos à base de concreto, como pavers, blocos e lajotas.


As amostras serão alocadas para receberem pressão de até 2000KN (Kilonewtons) ou até o rompimento dos corpos de análise que vão receber uma classificação emitida em laudo técnico. O novo espaço de estudos das Engenharias vai operar com dois estagiários em sistema de rotatividade. Para a implantação do Laboratório de Concreto a Uniuv está investindo cerca de R$ 100 mil reais. As empresas interessadas em enviar material para análise podem procurar a professora Dra. Denise Conceição Michelan, dirigindo-se ao Cemad, para a realização de um cadastro e tomar conhecimento de quais tipos de análises o laboratório está apto a realizar. “Quanto mais resistente for o material, mais demorado será o teste e assim poderemos classificar se os produtos estão aptos para servirem como pavimento, estruturas, e outros derivados”, explica.


Além das orientações da professora Denise Michelan, os acadêmicos receberão nas aulas práticas a supervisão dos professores Renato Moecke e Casyo Franchin.


Para o coordenador do Curso de Engenharia Civil, professor Wilson Carlos Eckl, a implantação e os investimentos de laboratórios demonstram que a preocupação com a formação adequada aos engenheiros está recebendo especial atenção. “Acredito que com o início do funcionamento dos novos ambientes de estudo os nossos futuros engenheiros vão estar preparados para enfrentar as realidades do mercado de trabalho”, ressalta.


Outro ambiente preparado para os cursos de engenharia e Arquitetura e Urbanismo é o Laboratório de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, com encanamentos, tubos e conexões aparentes e em espaços que simulam os cômodos de uma residência ou outro tipo de edificação. Alguns materiais foram doados pela empresa Tigre e já estão dispostos na sala localizada no segundo pavimento do Cemad.


Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental estão reconhecidos


Depois do processo de perícia realizado no início do ano pelas comissões nomeadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com nomeação dos professores Eduardo Dell Avanzi e Astrid Meira Martoni, os relatores do Conselho Estadual de Educação do Paraná manifestaram-se favoráveis ao reconhecimento dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Uniuv de acordo com os pareceres números 31/7/2012 e 33/7/2012. “Fomos um dos primeiros cursos da região e o reconhecimento demonstra que o trabalho realizado pela Uniuv visa oferecer ao acadêmico o respaldo que ele precisa e, dessa forma, eles saem mais confiantes para a vida profissional”, comenta Wilson Carlos Eckl, atual coordenador da graduação de Engenharia Civil.


 


 


 

por: Lúcio Passos

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo