Inicial 9 Notícia 9 Palestra para o Curso de Engenharia Ambiental discute emissões atmosféricas de gases na região

Os estudantes do curso de graduação em Engenharia Ambiental da Uniuv participaram no dia 20 de junho de uma palestra com a Engenheira e Mestranda em Bioenergia, Maria Coltro Crovador, com o tema “Inventário de Emissões Atmosféricas dos Gases de Efeito Estufa do Município de Irati”. O principal objetivo foi despertar na comunidade acadêmica a real importância para a elaboração de Inventários de Emissão Atmosférica para empresas municípios e país. Trata-se de documentos necessários e que cada organização pode possuir caso deseje programar o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e obter, por exemplo, créditos de carbono.

Para a professora Mayara Ananda Gauer, o tema da palestra veio de encontro com os conteúdos das disciplinas de Monitoramento Ambiental e Avaliação e Controle de Poluição Atmosférica. “Os acadêmicos tiveram a oportunidade de observar e discutir como se elabora um Inventário de Emissões Atmosféricas, em que atividades devem ser consideradas na contabilização destas emissões e quais os setores que mais liberam Gases de Efeito Estufa”, explica.

Maria Isabel Coltro Crovador é Mestranda em Bioenergia pela UNICENTRO, possui graduação em Engenharia Ambiental (2010) e em Administração (2005) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Campus Universitário de Irati, com especialização MBA em Gestão de Recursos Humanos pela FATEC Internacional (2009). Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq no período de agosto de 2009 a julho de 2010, atuando na área de Inventário de Gases de Efeito Estufa. Foi professora colaboradora do curso de Administração, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Irati.