Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Arquitetura lançam novos olhares sobre a Estação União

Acadêmicos de Arquitetura lançam novos olhares sobre a Estação União

No mês de agosto, a estação de trem erguida pela Construtora Irmãos THÁ, em 1942, completa 70 anos de existência, preservando história e os traços culturais de um estilo arquitetônico exclusivo. Talvez seja uma das poucas edificações do país a ser construída exatamente sobre a divisa entre estados e municípios. Por ali passaram personagens ilustres da história local. A imponente construção permanece até hoje chamando a atenção de visitantes e turistas. Tombada pelo patrimônio histórico do Paraná e de Santa Catarina, o conjunto arquitetônico formado pelos barracões e pela plataforma central é exatamente igual em ambos os lados.

Em razão da importância histórica e monumental da Estação União, os estudantes do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniuv participaram de uma aula de Desenho Artístico, no dia 13 de junho, para reproduzir com diversos materiais o conjunto arquitetônico de uma das principais Estações Ferroviárias do Sul do Brasil, no passado.

Para a professora Ana Inêz Kienen Schreiner, a atividade é uma forma de os estudantes exercitarem a criatividade e também aplicarem seus próprios olhares sobre um dos prédios mais belos das cidades. “A Estação é maravilhosa, tem um desenho singular, curvas plenas nos arcos que se harmonizam com linhas paralelas e perpendiculares, detalhes nas fachadas em formas plásticas que dialogam com graça no conjunto todo. As luminárias, o delicado vitral com a araucária, as escadas em caracol, o arco sobre o vão central que une os dois lados simétricos (espelhados e iguais) da estação, imagino até como seria a imagem tempos atrás, com o trem noturno na neblina chegando na Estação, o barulho e as luzes ainda deve estar vivo na memória de alguns ferroviários”, entusiasma-se a professora.

“A chuva parou para gente desenhar entre sete dez da noite e foi o tempo que ficamos lá fizemos desenho a carvão, pastel, grafite e pelo que vi no facebook os alunos gostaram bastante”, conta Ana Inêz.

Coltec participa de aula ao ar livre

Na manhã do dia seguinte foi a vez do primeiro ano do ensino médio do Coltec participar de uma aula parecida, objetivando desenvolver e experimentar novos olhares sobre a cidade. Na ocasião os estudantes também reproduziram a Estação União e também os entornos.

por: divulgação