Inicial 9 Notícia 9 Uniuv vai investir R$ 100 mil em laboratório de Engenharia Civil

Uniuv vai investir R$ 100 mil em laboratório de Engenharia Civil

O edital de licitação modalidade Pregão Presencial n.˚12/2012 já está disponível para conhecimento das empresas interessadas. O objetivo principal é a implantação do mais novo laboratório da Uniuv, destinado ao Curso de Engenharia Civil. Trata-se de um complexo e moderno aparato para análises de concreto e o investimento é de aproximadamente R$ 100 mil reais. A abertura das propostas será no próximo dia 11, às 14h, no departamento de compras da instituição.

A iniciativa foi do Professor Renato Moecke que identificou a necessidade de implantação e a oportunidade de poder oferecer às empresas estudos e análises a sobre produtos oriundos de concreto, bem como a qualidade dos materiais utilizados em estruturas. O investimento eleva o montante total no biênio 2011/2012 próximo da marca de R$ 1 milhão de reais em reformas, implantação de laboratórios e materiais permanentes.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Wilson Eckl, a abertura do edital vem de encontro ao interesse dos acadêmicos. “É um grande passo para conseguirmos melhorar ainda mais o ensino das engenharias na Uniuv, principalmente o curso de Engenharia Civil”, diz.

O reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti, acredita que o setor de construção civil está entre as áreas que mais oferece oportunidades de emprego, e, por isso, não serão medidos esforços para que os acadêmicos recebam formação cada vez mais completa. “Creio que um investimento desse porte em um curso de graduação demonstra o compromisso que a instituição assume com os estudantes”, diz.

O novo ambiente ainda pode proporcionar e abrir caminhos para o ingresso em um dos setores de maior procura no mercado. Há também o fator responsabilidade, pois ao emitir laudos técnicos o laboratório poderá certificar o grau de qualidade de empresas. “Uma infraestrutura dessas oferece a oportunidade de contato com situações reais do mercado de trabalho e pode transformar a Uniuv em um importante centro tecnológico de referência em análise de concreto”, conclui o Reitor.

Entre os equipamentos a serem adquiridos está uma estufa de aço no valor de R$ 6 mil reais, uma prensa hidráulica de acionamento elétrico para ensaio de concreto de R$ 64 mil reais, uma retificadora de corpos de prova no valor de R$ 23 mil reais entre outros equipamentos que somados chegam à quantia aproximada de R$ 100 mil reais.

por: Lúcio Passos