Inicial 9 Notícia 9 Projeto ambiental conscientiza crianças do município

Projeto ambiental conscientiza crianças do município

O curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) está desenvolvendo o projeto Educação Ambiental. Aplicado nas escolas municipais de União da Vitória, o principal objetivo é conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente. Uma peça teatral e oficinas de reutilização de materiais recicláveis na criação de brinquedos foram elaboradas pelas acadêmicas Chayenne de Souza, Else Elly de Souza, Nicoli Nicoluzzi, Paloma Woichikosky, Simone Salanti Ziegmann, sob a coordenação da professora Vivian Guimarães.

As questões trabalhadas estão presentes no cotidiano de todas as pessoas. Cuidar do meio ambiente a sua volta, não jogar lixo no chão e fazer o descarte correto dos materiais recicláveis ou não, são mais algumas das abordagens apresentadas.

A idéia geral é criar um ambiente de entretenimento, gerando interesse nas crianças, tornando o aprendizado mais atraente. O intuito também é mostrar a importância que a natureza tem para a vida no planeta e fazer com que elas desenvolvam o entendimento das constantes transformações que o mundo passa.

A recepção das escolas e a participação dos alunos têm motivado ainda mais as acadêmicas do quinto semestre de Engenharia Ambiental. O projeto iniciado em outubro de 2011, pretende continuar em 2012. As colaboradoras se reúnem todas as quintas-feiras, na Uniuv, e dedicam seu tempo a ensaios e a preparação dos conteúdos administrados nas oficinas. As escolas atendidas semanalmente se concentram no centro, bairros e interior do município.

Chayenne de Souza, uma das acadêmicas participantes, se sente muito feliz em poder colaborar com a educação dessas crianças, mostrando a importância da preservação ambiental que é algo fundamental. “As crianças adoram o que estamos fazendo, principalmente as oficinas, onde aprendem a fazer vários brinquedos”, finaliza Chayenne.

por: divulgação