Inicial 9 Notícia 9 Pastoral Universitária – Unindo as quatro Instituições do Ensino Superior da região

A Pastoral Universitária é uma ação da CNBB, presente em muitas instituições educativas de Ensino Superior no país. Em União da Vitória e Porto União, por iniciativa da Diocese de União da Vitória, sob a coordenação de D. João Bosco, bispo da diocese, e acompanhada pelo Pe. Abel Zastawny, foi implantada no ano de 2010.

As quatro instituições de Ensino Superior da região uniram-se em laços de Fé e vêm trabalhando em prol da missão evangelizadora de jovens acadêmicos. Todas as áreas e dimensões da vida universitária e acadêmica estão na mira dessa missão: a honestidade científica e a dedicação ao estudo; a ética profissional de pesquisadores, docentes e discentes, e até do corpo administrativo e técnico; o valor humanitário, social, e, diante da sensibilidade atual – a missão ecológica da pesquisa científica, bem como de seu espírito e aplicação; a adequação da própria instituição a sua vocação científico-didático-comunitária; as condições de vida, a cultura e a percepção de vida dos acadêmicos; os valores e desvalores cultivados no meio deles, etc.

Nestes dois anos de atuação, as ações foram ainda tímidas, contudo há a intenção de envolver mais a comunidade acadêmica. Como resultado as ações concretas se manifestaram através de: criação de um link no site de acesso de cada instituição de Ensino Superior para divulgação de pequenas frases evangelizadoras; textos adequados a cada tempo litúrgico; mensagens; gravação de DVD com mensagem direcionada aos formandos; participação no Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Belo Horizonte – MG); debates; celebrações; reuniões da equipe…

As equipes estão assim formadas: UNIUV – Pe. Abel Zastawny, Professora Fahena Horbatiuk, Professor Paulo Horbatiuk, Professora Kelen Junges; Professora Simone Junges. UnC – Professor Aluísio Witiuk. Uniguaçu – Professora Maria Lúcia Flenik. FAFIUV – Professora Roseli B. Klein, Professora Liliam Maria Bresciani Heinen, acadêmicas Fabrícia Palhano e Márcia Richardt.

por: divulgação