Inicial 9 Notícia 9 Professores da Uniuv participam de evento regional sobre informática

Professores da Uniuv participam de evento regional sobre informática

No dia 4 de novembro a professora Edna Satiko Eiri Trebien e o professor Samuel Graeff, membros do colegiado do curso de Informática de Gestão, participaram do III Encontro Técnico Regional Sul do Computer Measurement Group Brasil- CMG Brasil, realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A Uniuv participou como convidada especial pela parceria mantida com a IBM Brasil e agora membro permanente do grupo como colaboradora. No encontro foram discutidos temas como Gerenciamento na área de Tecnologia da Informação (TI), como os processos de Information Technology Infraestructure Library (ITIL), governança corporativa e dashboards. Na área de Plataformas foram apresentados papers sobre Linux e Unix para gerenciamento de stacks,  discutidas tecnologias de otimização de storages, e principalmente planejamento de capacidade, visualização de performance e clusterização.  Foram apresentados cases como o Gerenciamento de Rede Wireless Institucional da UTFPR, o Efeito BYOT pela CSC Brasil, o planejamento de capacidade com ferramentas open source pela UOL, tendências tecnológicas de processadores pela Maffei, finalizando com papers diversos sobre ambiente mainframe

“O encontro Regional Sul, em sua terceira edição teve como diferencial a participação de representantes de grandes empresas nacionais e de universidades. A sua forma de trabalho traz um retorno muito positivo em relação a aproximação das universidades com empresas importantes da área de TI, tanto em relação a ambientes distribuídos quanto de grande porte”, disse durante o evento, Etéocles Cavalcanti, coordenador da Regional Sul.

O Computer Measurement Group (CMG), é uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o crescimento dos profissionais e empresas que utilizam o planejamento de capacidade e análise de desempenho para a racionalização de seus recursos computacionais.É uma organização mundial de profissionais de processamento de dados compromissados com mediação e gerenciamento de sistemas computacionais e possui mais de 30 anos de existência. Os membros do CMG são primariamente envolvidos com a maximização do desempenho de sistemas existentes (tempos de resposta, throughput, etc.), com o gerenciamento de capacidade em que as melhorias planejadas em sistemas existentes ou o projeto de novos sistemas são avaliados para encontrar os recursos necessários e prover o desempenho adequado a um custo coerente.

Para a professora Edna Trebien, a participação no evento reforça o ótimo desempenho da do curso frente ao desenvolvimento tecnológico. “Desde o início somos chamados para participar desses eventos e isso nos mostra o quanto a Uniuv se destaca na área de TI”, completa.

por: divulgação