Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Engenharia Civil visitam obra de expansão da Rigesa

Acadêmicos de Engenharia Civil visitam obra de expansão da Rigesa

Na manhã de terça-feira, 1º, a Empresa MWV Rigesa, de Três Barras-SC, permitiu a primeira visita técnica na obra de expansão da Empresa, para os alunos do Centro Universitário de União da Vitória(Uniuv). Participaram da visita 25 acadêmicos do oitavo semestre do curso de Engenharia Civil, acompanhados da professora e vice-coordenadora do curso, Denise Michelan e o professor Renato Moecke.

No início da visita, os acadêmicos e professores puderam conhecer um pouco sobre a história da Rigesa que é referência mundial em produtividade florestal. A Empresa iniciou em Três Barras em 1956 com a criação da divisão florestal e em 1974 instalou no município a fábrica de papel. Após isso, os estudantes foram encaminhados para o canteiro de obras e conhecer o investimento de mais de R$800 milhões da MWV Rigesa para expansão de sua fábrica de papel, que está mais concentrado nas atividades de construção civil. A obra possui 200 pilares e vigas de sustentação.  Os maiores pilares do prédio têm 25 metros de altura e pesam 30 toneladas cada. A obra é um dos maiores empreendimentos privados de Santa Catarina nos últimos anos e pretende dobrar a capacidade de produção da Empresa. A área construída é de 3.365 m² e está previsto o consumo de 11 mil metros cúbicos de concretos previstos para o local.

A professora Denise ressalta a importância da realização de visitas técnicas para o conhecimento dos acadêmicos. “É uma fora de associar o conhecimento teórico aprendido na universidade com a prática e ver que há sentido o que foi visto em sala de aula e poder aplicar”, disse. Segundo a professora, é a primeira que os alunos visitam uma obra de grande porte. “Eles nunca visitaram uma obra desse tamanho pela universidade”, destaca.

por: divulgação