Inicial 9 Notícia 9 Curso de Comunicação Social participa de palestra sobre publicidade

Curso de Comunicação Social participa de palestra sobre publicidade

No dia 29 de setembro, o curso de comunicação social participou de uma palestra com profissionais da área da publicidade. O tema proposto era “Propaganda: O que Não fazer?”. Os palestrantes eram, Fabrício Carvalho e Pedro Ruta Junior, ambos diretores de arte na agência de publicidade, A Casa da Comunicação, de Ponta Grossa–PR. O evento foi na Sala e Eventos e contou com a presença de professores e alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda (PP) e de Jornalismo.

Na exposição do tema, Pedro Ruta e Fabrício Carvalho, apresentaram questões como: O que não se deve fazer em um planejamento, como deixar de focar nos seus objetivos, O que não fazer na mídia, como não se descuidar e investir em mídias erradas, as quais tentam “comprar” o publicitário com mimos (brindes). Por fim, o publicitário não deve parar no tempo, mas aproveitar das novas ferramentas e recursos que a tecnologia e a internet lhe oferecem, para que assim seu trabalho tenha qualidade e ele tenha sucesso profissional.

Palestras como essa, fazem parte de um programa já organizado pelo Curso de Comunicação Social para os acadêmicos durante o ano. É o que diz a coordenadora e professora do curso de PP, Juliana Biscaia. “Antes nós tínhamos o Giro da Comunicação, mas como as palestras eram feitas em fins de semana, muitos alunos não vinham, então nós pensamos em trazer um palestrante por mês, variando as áreas de PP e Jornalismo”, diz a coordenadora.

Ainda segundo a professora, existe certa dificuldade para contratar palestrantes devido aos trabalhos deles e de suas agendas ‘baterem’ com a da Instituição. “A iniciativa de trazer esses palestrantes foi da professora Renata Santana, até por já conhecer o Fabrício, com o qual se formou junto na Uniuv, mas não é fácil acertar uma palestra. Com publicitários apesar da rotina da agência ser grande há uma mobilidade maior, com jornalistas já é mais difícil”, afirma.

Quem se mostrou contente e com boa expectativa da palestra foi a professora de Jornalismo Ana Cristina Bostelmam. Empresária também no ramo da publicidade, ela diz que essas palestras sempre acrescentam algo ao aluno, ao professor e ao profissional. “É preciso aproveitar esses eventos, por mais que eles não falem algo novo, nós assimilamos as coisas também por repetição, então eles podem reforçar algo que talvez estejamos falhando no trabalho”, enfatiza Bostelmam. Ela também disse estar contente por ver um ex-aluno da Uniuv e um ex-funcionário seu agora dando palestras sobre o trabalho profissional. “O Fabrício se formou aqui em 2007 em publicidade e também trabalhou conosco na Agência Girafa, e ele era muito bom. É muito legal você ver um egresso agora passando sua experiência para os outros”, declara.

Da participação dos acadêmicos de jornalismo na palestra de publicidade, Bostelmam comenta que hoje não dá mais para pensar nessas áreas separadas, é preciso acompanhar as duas. “O jornalismo e a publicidade andam juntos, é preciso entender os dois. Essas palestras dão o que a sala de aula não oferece ao aluno, que é o entendimento da outra área”, finaliza professora.

por: Marcelo de Lara