Inicial 9 Notícia 9 Uniuv e NRE de União da Vitória fortalecem parceria

Uniuv e NRE de União da Vitória fortalecem parceria

Já é de longa data a parceria firmada entre o Núcleo Regional de Educação (NRE) e o Centro Universitário de União da Vitória. Independente de partidos políticos, gestões ou mandatos, o ensino e a educação, em todas as esferas, vêm sendo tratados pelas instituições como o foco principal para o desenvolvimento regional coletivo. Prova disso são as recentes parcerias firmadas para a criação de cursos de capacitação e cessão de espaços para o aperfeiçoamento das equipes de educação.

As atividades de cooperação vão desde o registro e entrega de certificados, como a ocorrida na manhã da segunda-feira, 3, quando 55 membros da equipe do NRE receberam certificados por ter participado do Curso de Oratória e Atendimento, ministrado pelo professor Adilson Machado, e também cursos de extensão e pós graduação, que atendam as necessidades da regional.

Na mais recente visita da Pró-Reitora de Ensino da Uniuv, Professor Maria Genoveva Esteves e do Coordenador de Pós-Graduação, professor Ademir Mattos, no mês de setembro, foram debatidas as reais necessidades do NRE de União da Vitória e de que forma a Uniuv pode contribuir como instituição de ensino superior.

Entre as propostas sugeridas estão as opções para o aperfeiçoamento. “Trata-se de um curso de extensão em Gestão Escolar para um total de 145 pessoas que passarão por um treinamento nas dependências da Uniuv, com duração de 24 horas”, revela Ademir, sobre a proposta voltada aos dirigentes de escolas.

As chapas que disputarem direção de escolas de agora em diante, deverão apresentar também uma espécie de plano diretor para cada unidade de ensino e quando eleitas, aplicar o plano a fim de melhorar e organizar as atividades educacionais e administrativas. “A idéia é fazer com que os diretores tenham acesso a todas as informações sobre a escola, desde as mais básicas, como infra-estrutura, até o setor administrativo”, explica Mattos.

Se houver bastante demanda, o curso deve ser oferecido na sede da Uniuv em São Mateus do Sul, que é um dos maiores municípios da regional.

Outra novidade voltada à qualificação dos professores da rede estadual, municipal e também aberta ao público, é uma pós-graduação em nível de especialização, ainda sem título oficial, com ênfase na área de artes e musicalização. “Temos a intenção de lançar esse curso ainda este ano, procurando atender uma demanda já existente e também uma sugestão feita pelo próprio núcleo”, conta Ademir.

Para a Pró –Reitora de ensino da Uniuv, Maria Genoveva Bordignon Esteves, o fortalecimento da educação é a principal meta dessa parceria. “O estudo é uma continuidade e todos os níveis devem dialogar sempre, pois as universidades estão diretamente ligadas ao mercado de trabalho e podem contribuir muito para a formação de todos os estudantes em geral”, acredita Genoveva.

As instituições de ensino superior exercem papel fundamental no desenvolvimento econômico-social nas comunidades e o trabalho que oportuniza o contato com todas as esferas da educação – ensinos, fundamental, médio e superior-, é a alavanca propulsora para o progresso.

por: divulgação