Inicial 9 Notícia 9 Semana Acadêmica de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo oportuniza contato com realidades do mercado de trabalho

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro a Uniuv foi palco da realização da III Semana Acadêmica de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, tradicional evento dos cursos da área de ciências exatas da instituição. Atualmente as graduações de arquitetura e engenharia reúnem o maior número de alunos por serem algumas das profissões que mais ofertam vagas e as mais requisitadas do mercado de trabalho. Em função dessa demanda desde 2009 as coordenações dos cursos, em conjunto com os acadêmicos, promovem a oportunidade de se estabelecer contato bem próximo com profissionais de diversos segmentos dentro da área de exatas.

Cada graduação fica responsável pela formação de uma comissão, que integradas organizam o evento. Já consta em regulamento que essa organização é de responsabilidade de cada turma cursando o sexto semestre. Desde o contato com palestrantes, cerimonial até a confraternização. As palestras acontecem nos períodos matutinos e noturnos e procuram atender os interesses dos acadêmicos. “Nos reunimos e buscamos encontrar palestrantes que falem sobre temas que venham de encontro com os interesses e tendências dos estudantes e do mercado de trabalho”, conta Gabriela Haack, membro da comissão e acadêmica do sexto semestre de Engenharia Cilvil.

Para o coordenador do curso, Adailton Lehrer, a participação dos futuros engenheiros na organização é uma experiência que desperta liderança e oportunidade com inovações. “Os alunos adquirem conhecimento e tem contato com as novas tecnologias apresentadas”, diz.

Os temas foram bastante variados e houve grande frequência de participação dos estudantes, em torno de 90%. Na manhã da terça feira, 30, “111 soluções para instalações de portas e janelas” foi o título da palestra ministrada com Ahmad Ayoub, Engenheiro da Pormade. No segundo horário previsto, Balila Dal-Bó Neto, falou sobre “Segurança no Trabalho”. Na quarta-feira, 31, foi a vez de Rogério da Silva Felipe, Geólogo da Mineropar, abordar o tema “Geologia a Gestão Territorial”  e, também, Clarice de Oliveira Domingues, Técnica em Construção Civil da Tigre, falou sobre “Produtos para sistemas hidráulicos e elétricos”. Na quinta-feira, 1, Leandro José Cruz, engenheiro civil e o técnico em edificações, Rudolf Foster Bayer da Eternit palestraram sobre “Painéis Wall e Steel Frame”. Encerrando o evento, José Pires Alvim Neto, administrador e pós-graduado em Qualidade no Desenvolvimento de Softwares palestrou sobre “Como cobrar projetos”.

Gabriela Haack avalia como positiva a realização do evento e acredita que em razão da grande frequência nas palestras os estudantes ficaram satisfeitos. “Pelo que percebemos a maioria gostou e apesar do baixo orçamento – conseguido com a venda de adesivos -, foi possível contar com a colaboração dos convidados que se dispuseram a vir participar sem custo e ministrar as palestras”, conta.

Arquitetura e Urbanismo

Na graduação em Arquitetura a organização ocorre de maneira parecida, porém a responsabilidade fica a cargo do Centro Acadêmico (CAAU) que trabalhou com a divulgação e criação de cartazes com a programação do evento. As palestras envolvendo o curso de Arquitetura e Urbanismo aconteceram à noite e a exemplo das engenharias também contou com alto índice de frequência na plateia.

O tema de abertura foi Criatividade e o palestrante foi o arquiteto e urbanista Rahel Victor Lehenbauer. Na terça feira, 30 de agosto, João Francisco Prestes falou sobre “Gestão da Qualidade de Construção” e Souad Namamoura Meister sobre “Papel de Parede e Persianas”. Quarta-feira, 31, foi a vez do arquiteto canoinhense Adriano Gasda falar sobre “Gestão de Negócios em Arquitetura” e Karlin Olbertz palestrou sobre “Operação Urbana Consorciada”. No dia primeiro de setembro o evento foi aberto com a palestra proferida pela engenheira Denize Grazziontin com o tema “Segurança do Trabalho” e em seguida Greyce Cornelsen falou aos acadêmicos e professores sobre “Paisagismo”.

O evento encerrou na sexta-feira, 2, com festa de confraternização realizada na Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Iguaçu (Aeavi).

Colaborou: Suzana Nogueira

por: Divulgação