Inicial 9 Notícia 9 Jovens participam da I Conferência de Juventude de União Da Vitória

Jovens participam da I Conferência de Juventude de União Da Vitória

O Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) na tarde da sexta – feira, 29 de agosto, foi palco da I Conferência Municipal de Juventude, que contou com a participação de jovens entre 15 e 29 anos, estudantes das escolas do município, alunos de curso técnico e acadêmicos das faculdades locais, como Fafiuv, Uniuv e Uniguaçu.

A conferência tem o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores de União da Vitória e da Secretaria de Educação o Estado, sendo um espaço onde os jovens podem debater sobre seus direitos e seu futuro.

Dando ao jovem a possibilidade de atuar e participar das políticas públicas, o evento teve como tema “Juventude Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, sendo o objetivo colocar em prática o Plano Nacional e o Estatuto da Juventude.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Nelson Ronaldo Pedroso, a juventude é o futuro do país e deve ser tratada com clareza, como cidadão que preenche as lacunas abertas da sociedade. É, sobretudo, necessário “discutir juventude como solução, não como problema.” afirma.

A abertura oficial teve inicio ás 14h no pátio da Uniuv, com a fala dos idealizadores do evento, do prefeito Carlos Alberto Jung (Juco), Ziliotto Daldin representando a Câmara de Vereadores e ainda a apresentação artística – musical do grupo de capoeira Volta ao Mundo.

Após a leitura e aprovação do regimento, os jovens se dirigiram às salas de aula onde aconteceram oficinas em que foram debatidos os temas: Direito à Diversidade e à Vida Segura, Direito à Participação, ao Desenvolvimento Integral, ao Território e Direito à Experimentação e Qualidade de Vida.

Nas oficinas os jovens apontaram propostas de melhoramento que foram novamente expostas e colocadas em votação na plenária final. Nessa última etapa da conferência todos os participantes votaram nas propostas que serão levadas ao plenário do Estado.

Entre as 16 propostas aprovadas, destaca – se: A educação em período integral, a Criação de um Conselho da Juventude, ampliação de Cursos Técnicos a se tornarem olíticas públicas do Estado, a Federalização da Uniuv, entre outros.

Ao final, houve eleição de quatro delegados e quatro suplentes que irão participar e representar a juventude de União da Vitória na II Conferência Estadual de Juventude que ocorrerá em Maringá nos dias 14 e 15 de Outubro.