Inicial 9 Notícia 9 Oficinas pedagógicas vão além das expectativas da Uniuv

Oficinas pedagógicas vão além das expectativas da Uniuv

A edição 2008 da Mostra Multidisciplinar de Cursos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) contou com uma novidade: as oficinas pedagógicas, que proporcionaram aos acadêmicos e comunidade em geral uma oportunidade de enriquecer seus conhecimentos.

Foram ofertadas mais de 30 oficinas que englobaram diversos temas. Na terça-feira, 21 de maio, foi ministrada pela atriz, produtora de eventos, diretora de teatro e dramaturga Cíntia Calegari, a Oficina de Teatro. Os temas abordados na oficina foram expressão corporal, improvisação e montagem de uma cena, tendo como objetivo ensinar a lidar com emoções e timidez. Antes de iniciar a oficina, Calegari comentou estar ansiosa para conhecer os participantes. Jéssica Rosa, estudante do segundo ano do Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec), disse que fez a oficina porque gosta de teatro. “Espero que enriqueça meu conhecimento e me ajude a escolher um curso”, conta.

Já a professora Vivian Gertrudes Buchholz Guimarães, ministrou outra oficina, a de Caixas para Presentes. Sua auxiliar, Franciele Jacoboski, diz que a oficina foi procurada, em sua maioria, por acadêmicos e estudantes do Ensino Médio e visa fornecer aos participantes uma nova opção para enfeites ou presentes.

Outra oficina que teve procura satisfatória foi a de Origami. A professora Márcia Abilhôa Rodrigues, ministrante da oficina, disse que a idéia foi propor à comunidade uma oportunidade diferente na área de recreação e lazer. “Essa oficina vai fazer com que o participante tenha maior concentração e seja mais perceptível a detalhes”, comenta a professora. Ela conta que a oficina superou as expectativas e que provavelmente irá para a Mostra de Cursos no campus da Uniuv na cidade de São Mateus do Sul, Paraná.

No curso de Secretariado Executivo existe a disciplina de Etiqueta Social e Profissional. Foi essa disciplina que deu origem a oficina que leva o mesmo nome. A professora Cláudia dos Santos Cuzma, responsável pela oficina, disse que o conhecimento adquirido poderá ser usado no ambiente profissional, nos relacionamentos interpessoais e empresariais. A oficina, que menciona lições de postura a mesa e etiqueta ambiental, teve todas as vagas preenchidas durante os dois dias em que foi ofertada.

As demais oficinas também tiveram grande repercussão e quem não teve oportunidade de conferir pode ir à Mostra no campus de São Mateus do Sul, que acontece no mês de junho.

Visite o site de Comunicação da Uniuv: www.comunicacaouniuv.com.br