Inicial 9 Notícia 9 Colação de grau extraordinária reúne onze cursos

Colação de grau extraordinária reúne onze cursos

Na noite de sete de julho, com ínicio às 20h, na sala de eventos do Centro Universitário da União da Vitória (Uniuv), 38 formandos de 11 cursos de graduação participaram da colação de grau extraordinária promovida pela Reitoria. O evento é uma formalidade necessária e que precisa ser cumprida para os acadêmicos tenham direito a o diploma do ensino superior e que pro alguma razão não participaram da cerimônia prevista em calendário com o restante da turma. A mesa dos trabalhos foi composta pelo magnífico Reitor, professor Jairo Vicente Clivatti, Pró-Reitora de Ensino, professora Maria Genoveva Bordignon Esteves, professora Kelen Junges, Diretora Acadêmica e pela professora Edna Satiko Eiri Trebien, Coordenadora dos Cursos Técnicos do Coltec. Professores do curso de Comunicação Social, Administração, e engenharia da Madeira também se fizeram presentes.

A cerimônia conta com um protocolo tradicional e abriu com o hino nacional, seguindo para a leitura dos juramentos por curso e, finalmente, a chamada para imposição de grau. Acadêmicos dos cursos de Administração (UVA e SMS), Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Bacharelado em Educação Física, Informática de Gestão, Economia, Engenharia Industrial da Madeira, Licenciatura em Informática e Licenciatura em Educação Física, foram chamados individualmente para receber do Reitor o título competente de licenciado ou bacharel.

O acadêmico Juliano Fonseca Bittar, de São Mateus do Sul, foi convidado a fazer uso da palavra em nome dos demais formandos e em breves palavras falou da trajetória acadêmica, reconhecendo os valores aprendidos ao longo da caminhada universitária. “Realmente creio que só temos a agradecer pelo conhecimento adquirido e pelas oportunidades que se abrem depois de concluído o curso, foi uma grande vitória”, disse.

A Pró-reitora de Ensino, professora Maria Genoveva, convidada a fazer uso da palavra lembrou aos formandos da continuidade e das responsabilidades que terão pela frente. “A conclusão de um curso superior não marca o término, mas o início de uma nova fase da vida de vocês. De agora em diante as responsabilidades são maiores porque os estudos devem continuar”, afirmou.

Ainda durante sua fala a Pró-reitora disse que os alunos formados pela Uniuv são e sempre serão os representantes da instituição aonde quer que estejam. “Vocês são os melhores exemplos de como um centro universitário cumpre o seu papel, levando para a sociedade o conhecimento adquirido por meio e de uma mão de obra extremamente qualificada para diversos setores”, completa.

O magnífico reitor, professor Jairo Vicente Clivatti, durante o discurso de encerramento da sessão solene, aproveitou para anunciar a oferta do curso de Odontologia para o Campus de União da Vitória, já para o próximo vestibular, e também das possibilidades de abertura de novas engenharias aqui e também em São Mateus do Sul, uma reivindicação antiga da população de lá, em função das grandes indústrias instaladas naquele município.

“A Uniuv está prestes a completar 37 anos de atividades no ensino superior da nossa região em vem exercendo um papel importante nas sociedades que o de disseminar o saber. A instituição vai investir o que for e aonde for preciso para contribuir como desenvolvimento sócio econômico do sul do Paraná e planalto norte de Santa Catarina”, concluiu.