Inicial 9 Notícia 9 TCC de Jornalismo da Uniuv é premiado em concurso estadual

TCC de Jornalismo da Uniuv é premiado em concurso estadual

Estar na plateia esperando a hora de ser chamada ao palco para receber seu prêmio era muito mais que misturar emoção e satisfação. Era o reconhecimento de um ano de muito trabalho e empenho pelo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foi assim que Veridiane Sander, jornalista recém-formada pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), participou do concurso Sangue Novo, evento que premia as melhores produções dos cursos de Jornalismo do Paraná. A jornalista, que ficou em segundo lugar na categoria Projeto em Telejornalismo, expôs o programa É Hora de Aprender – as lendas regionais, onde apresenta uma proposta de programetes para o público infantil que valoriza as lendas locais e regionais. O destaque no projeto é a forma e linguagem utilizada, envolvendo as crianças, ensinando as histórias de forma lúdica. “O objetivo dos programetes é mostrar que o jornalismo pode ser apresentado às crianças de uma forma com que elas se interessem pela informação repassada, despertando a curiosidade do saber. Cada programete conta, de diferentes maneiras, as principais lendas regionais, como elas surgem, como elas estão inseridas na educação e cultura das crianças”, explica Sander.

Ela conta que, produzindo programas sobre lendas regionais para o público infantil, a população como um todo terá acesso a um resgate histórico e cultural das lendas surgidas na região. “Além disso, contribuindo com a educação das crianças, o gosto pela informação crescerá junto com as crianças fazendo com que elas aprendam a real importância da cultura repassada pelos meios de comunicação”. A jornalista diz que receber o prêmio foi uma surpresa boa. “Poucas eram as faculdades do interior que estavam classificadas no prêmio. Poder estar ali, concorrendo com grandes universidades como a Federal e a Positivo, foi muito bom. Naquele momento mostramos que o Curso de Jornalismo da Uniuv não é apenas mais um, mas o melhor da região e destaque no Paraná. Por isso, nos últimos anos, o curso de Jornalismo está presente nas premiações mais importantes do Estado”, emociona-se.

A premiação aconteceu no dia 09 de maio, no Grande Auditório do Canal da Música, em Curitiba. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná.

Novos projetos geram expectativas no curso de Jornalismo

O trabalho premiado é resultado do TCC da aluna, apresentado em banca no final de 2010, com a orientação da professora e jornalista Ana Cristina A. Bostelmam. Segundo a professora, receber um prêmio por este trabalho só enfatiza ainda mais o processo em que se encontra o curso de Jornalismo da Uniuv. “Este resultado representa muita dedicação pessoal e determinação profissional da aluna, mas também mostra o quanto o nosso curso está se aprimorando cada vez mais. Não é só a nota excelente que temos no ENADE que nos fortifica, mas sim os produtos jornalísticos e os profissionais que estão saindo de nossa instituição”, completa. Feliz com o resultado do prêmio, Bostelmam já adianta que vários projetos estão sendo desenvolvidos no curso, não só como TCC. “Nosso colegiado está crescendo muito na qualificação profissional e também na apresentação de propostas novas para os alunos. E os alunos, acompanhando esse crescimento, têm respondido a altura, fazendo um bom jornalismo, mesmo ainda estando na faculdade”. Como exemplo, ela cita o Jornal Observatório e o Blog de Comunicação, que já estão em evidência no mundo acadêmico.

por: divulgação