Inicial 9 Notícia 9 Uniuv aposta em novo formato para Mostra de Cursos e obtém sucesso

Uniuv aposta em novo formato para Mostra de Cursos e obtém sucesso

Ao invés de seguir o modelo tradicional e já desgastado, a Uniuv resolveu apostar em um novo formato de evento para atrair a atenção da população. Diferente das edições anteriores a XIII Mostra Multidisciplinar de Cursos inovou e trouxe aos 2 mil e 800 visitantes a oportunidade de aprender sobre o campo de atuação das profissões ligadas aos cursos de graduação, em 202 oficinas temáticas em que o ingresso era um quilo de alimento não perecível.

Nos dias 2 e 3 de junho, pela manhã e à noite, os visitantes foram recebidos pelos professores e conheceram um pouco mais sobre a instituição. O convite foi feito a todas as escolas dos municípios. Entre os visitantes, Maria Augusta Buch, Emília Sonálio e Maria Eduarda Bohrer, do terceiro ano do Colégio São José. Elas comentam sobre a estrutura da Uniuv, chamando atenção para a biblioteca, que para elas é bem atualizada. Apesar da pretensão em estudar em uma instituição federal fora da cidade, Maria Augusta acredita que a federalização pode gerar um aumento significativo na população universitária nas cidades gêmeas.

Outro visitante, o radiologista Afonso Peçanha Koerner, aprova a mudança do formato. “A iniciativa da instituição em oferecer uma mostra diferenciada foi importante, melhorando assim a visão da Uniuv perante a sociedade”, explica.

Letícia Costa Curta, estudante do curso de Comunicação e Multimídia do Coltec participou da oficina de radionovela, ministrada pelo professor Amauri Yamauti, e vivenciou na prática como são feitas as gravações. “A oficina foi mágica e a inovação da Mostra foi legal, envolvendo o público participante. Aprendemos na prática como se fazem algumas das produções no curso de comunicação social”, diz.

Luiz Felipe, estudante do último ano do Colégio SESI e que também participou da oficina de radionovela, diz que é uma grande oportunidade conhecer os cursos e a estrutura da universidade. “Ajuda na decisão da escolha do curso. A mostra foi ótima, e com certeza a procura pela Uniuv vai aumentar, porque a estrutura dos cursos oferecidos é boa”, conclui.

Alguns egressos estiveram presentes durante os dois dias de evento e puderam matar a saudades do tempo em que eram alunos. “Eu sempre procuro saber o que acontece na Uniuv”, conta a jornalista Wanessa Stenzel. Ela acredita que estar em contato com a instituição em que se formou é uma forma de se manter atualizada. “É uma oportunidade para estar em contato com os ingressantes e por outro lado ampliar o conhecimento, que nunca é de mais”, relata.

Para a Pró-reitora de Ensino, professora Maria Genoveva Bordignon Esteves, a mudança de formato foi bem aceita e, dessa forma, a instituição cumpre o seu papel à frente do processo educacional. “Tivemos uma excelente adesão das escolas da região e isso prova que há um crescente interesse por parte das comunidades em relação à Uniuv. Para o próximo ano vamos aperfeiçoar ainda mais para melhorar a organização e oferecer novamente a oportunidade de aprendizado por meio das oficinas”, finaliza.

As oficinas abrangeram as áreas de administração, contabilidade, desenho, comunicação, tecnologia, decoração, gestão, criação, engenharia e recursos ambientais.

Mantimentos arrecadados serão doados a diversas entidades

A título de cooperação com as pessoas mais necessitadas de apoio, cada participante trouxe, pelo menos, 1 quilo de mantimento, como ingresso para todas as oficinas. Assim foi possível arrecadar perto de uma tonelada de alimentos, que foram entregues à Professora Fahena Porto Horbatiuk, Pró-Reitora de Extensão e Cultura.

A Uniuv participa, especialmente, da vida da comunidade de São Bernardo do Campo, Conjunto Porto União e São João Maria, em Porto União, SC, devido aos programas e parcerias feitos, para atendimento cultural de crianças e adolescentes. Arrecadações também têm sido destinadas ao Instituto Palazzolo, que atende meninas órfãs ou com família extremamente necessitada. Esses mantimentos serão distribuídos, ainda, na Casa de Menores (ex- SAN), que cuida de menores em situação de risco, ou para adoção; para as Irmãs Franciscanas, que atendem senhoras idosas ou doentes “Associação Casa de Apoio Santa Clara”, entre outras instituições assistenciais das Cidades Gêmeas.

Parte do montante arrecadado será utilizado em ações beneficentes, em prol de pessoas doentes, que carecem de cirurgias que envolvem despesas além de suas posses, na região dos conjuntos de São Bernardo do Campo , e , parte, em um Encontro Franciscano, Sementes de Alegria, para crismandos das capelas pertencentes à Matriz São Pedro e São Paulo.

Como se vê, esse é o típico “milagre dos pães e peixes”, narrado nos Evangelhos, em que, a partir de 7 pães e alguns peixinhos,  muitos se alimentaram e ainda sobrou. Os estudantes, cada um ofereceu um “quilinho”, que fará muito bem a diversas pessoas. Assim a Uniuv sente-se duplamente gratificada, distribuindo saber e alimentos.