Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Uniuv participa da 3.ª Semana do Contestado

Uniuv participa da 3.ª Semana do Contestado


Dia 27 de outubro, realizou-se na Uniuv a Semana do Contestado 2010.


O palestrante foi o pesquisador Adair Goetten de Morais, responsável pelo Museu Histórico, em Curitibanos, SC. Também houve o lançamento da obra Raízes de Santa Cecília – a saga do contestado vista pelos olhos de um ceciliense, por José Eloí Goetten.


Com a participação de acadêmicos e mestres de História da Fafiuv, de acadêmicos e mestres de Comunicação Social, de Administração e de Turismo, da Uniuv, de autoridades e convidados ilustres, membros da Academia de Cultura Precursora da Expressão, de historiadores pesquisadores sobre a Guerra do Contestado, como João Batista Ferreira dos Santos, Irene Rucinski, Eloy Tonon.


Os cecilienses, liderados por professores do Colégio Irmã Irene, trouxeram um grupo de artistas, que fez uma apresentação teatral, lembrando cenas do combate. Foi muito bem apresentado, emocionante, com técnica e mensagem bem colocadas, por meio de música e dramatização.


Da parte da Uniuv, a música e canto estiveram a cargo do acadêmico de Secretariado Executivo, Alcinei dos Santos que, sendo membro ativo do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade, cantou e tocou, com gosto e classe, músicas nativistas.


Assim, a Uniuv teve a satisfação de participar da divulgação da história regional e de integrar-se, ainda melhor, com a comunidade.


Esses eventos criam o verdadeiro espírito universitário, independente de Instituições, de títulos ou de interesses pessoais.


Vale a ciência, o conhecimento, o diálogo, a troca de experiências, os depoimentos, os relatos.

Registramos nossos cumprimentos ao autor José Eloí Goetten, cuja obra leva a chancela do Conselho Editorial da Uniuv.

por: Julliana Biscaia

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo