Inicial 9 Notícia 9 Sustentabilidade é tema da Mostra Multidisciplinar do Coltec

Sustentabilidade é tema da Mostra Multidisciplinar do Coltec

Com o objetivo de conscientizar a população da importância de se tomar atitudes a favor da sustentabilidade do planeta e de uma vida mais harmoniosa, os estudantes do Ensino Médio, do Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec) realizarão, nos dias 28 e 29 de outubro, a 12.ª Mostra Multidisciplinar. O evento, realizado no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) – mantenedor do Colégio – é aberto ao público, e direcionado especialmente aos estudantes do Ensino Fundamental.

Este ano, a Mostra é voltada para a questão da ecologia, coleta seletiva de lixo e da reciclagem de materiais. Segundo a professora Simone Santos Junges, cada grupo de alunos desenvolveu um trabalho sob a orientação dos professores.  Esse trabalho foi embasado na teoria dos 7 Hábitos dos Adolescentes Altamente Eficazes , de Sean Covey, que vem servindo de metodologia de ensino no Coltec, desde o ano passado. “Desde o início do ano, com cada professor ou grupo de professores, os alunos realizaram o projeto e o planejamento das atividades. Desde então, desenhos, poemas, pesquisas, entrevistas, construção de móveis e de suportes para coleta seletiva de lixo, fabricação artesanal de papel fazem parte do trabalho dos alunos”, explica a professora.

A segunda série seguiu o 8.º Hábito, de Stephen Covey – pai de Sean Covey – que representam a integração dos sete objetivos trabalhados no ano anterior, pelos alunos. Os alunos realizaram pesquisas, debates, visitas técnicas, com aspectos da vida em sociedade, nas disciplinas de Filosofia, Educação Física e Sociologia. A terceira série trabalhou a questão das fontes de energia e que impactos ambientais o uso do petróleo tem trazido, como fonte de energia. Por que se pensa em outras fontes, e quais serão.

Além disso, os cursos profissionalizantes participaram fazendo apresentações em vídeo, demonstrando as ecologias: ambiental, social e da mente. Também pesquisaram sobre a destinação do lixo eletrônico em países desenvolvidos, entrevistando pessoas que vivem na Alemanha e no Japão. Tudo isso poderá ser conferido pelos visitantes durante a Mostra do Coltec.

Serviço:

12.ª Mostra Multidisciplinar do Coltec