Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Bioética uma abordagem atual

ARTIGO – Bioética uma abordagem atual

Dia 6 de outubro, às 19h30min, no Cine Teatro Luz, haverá uma palestra com dois doutores, e em dois momentos:

1.º momento – O uso de células-tronco em pesquisa científica. Aspectos científico, bioético e jurídico, por Dr. Luís Antônio Bento.

2.º momento – Clonagem humana reprodutiva, terapêutica, aspectos legais e posição do magistério, por Dr. André M.M. Soares.

São questões atuais, que podem revolucionar a sociedade moderna. Essa palestra dirige-se a toda a comunidade interessada e é gratuita. Sabe-se que a vida é um dom inestimável; também sabemos que a ciência pode evoluir sempre mais, porém temos consciência dos limites éticos. Nem tudo é lícito e permitido, pois a humanidade já conhece as consequências dolorosas, resultantes do excesso de entusiasmo racionalista e cientificista, deixando de lado o ser humano e a natureza.

Somos pós-modernos, mal assimilamos, em regime de urgência, os avanços tecnológicos constantes, e constatamos, com medo, os problemas que vislumbramos num horizonte próximo.

Pensamento maquínico, amor líquido, modismo, superpoderes da mídia, superficialidade e imediatismo nas reflexões, atenção dispersa, busca de muito conforto e consumo, a natureza em convulsão, a violência desmedida… marcas de nosso tempo. E os valores para a construção da fortaleza interior, da felicidade humana, onde estão? Quem os está cultivando? De que nos vale ter a vida longa, se não formos individual e coletivamente felizes? Se a sociedade estiver minada pelas drogas, pela exclusão, pelo salve-se quem puder?

Dr. André e Dr. Luís Antônio virão a União da Vitória a convite da Pastoral Universitária, por intermédio do Padre Levi Godoi e do Padre Abel Zastawny, com apoio de empresas locais.

Temos certeza de que esses mestres trarão luzes a quem se importa com a vida e com a ética a ela direcionada; e esperança aos que aguardam novidades para a cura de doenças hoje ainda fora do controle médico.

É tempo de construção, de entendermos a sociedade e o bem comum que ela deve promover. A pessoa humana, cônscia de sua importância e transcendência precisa agir com responsabilidade, de forma solidária, sabendo que a sociedade está sempre se modificando, mas que precisa de uma certa estabilidade, naquilo que lhe é essencial – o ser humano, cuidando de sua vida. E essa reflexão sobre a vida na face da terra leva ao reconhecimento do divino, ao encontro com Deus, com o próximo, com o mundo e consigo mesmo. Tudo isso exige estudo, amor, sentimentos, valores.

Colocando-se a natureza, o ser humano, a vida como valor superior ao econômico, até aqui escolhido como parâmetro social, pode-se pensar em sustentabilidade e qualidade de vida.

Palestras que visam à compreensão de temas polêmicos e vitais são sempre bem-vindas e merecem a acolhida da população a que se destinam. Parabenizamos as autoridades da Igreja pela iniciativa, porque do diálogo, da boa leitura e da tomada de posição é que virão as mudanças almejadas.

Este texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa nº. 2.112, do Jornal Caiçara, de 1.º de outubro de 2010.

*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), pmembro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (Acupre), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv. Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br