Notícias

Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Uniuv, Alvi e Acupre festejam com arte

ARTIGO – Uniuv, Alvi e Acupre festejam com arte


Dia 17 de setembro, às 19h30min, a Academia de Cultura Precursora da Expressão, comemorando seu 1.º ano de existência, promoveu, em sessão solene, o ingresso de seis novos membros: Jussara Leite (Membro do Conselho Editorial da Uniuv, jornalista e contadora), Marcelo Roveda (Presidente da  Associação Amigos do Trem e Presidente da Companhia de Habitação de União da Vitória), Emili Albuquerque (cantora lírica), Érico Silva (cantor), Maria da Salete Sachweh  (Professora na UnC, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Canoinhas, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento), Carlos Alberto Jung  (farmacêutico, apoiador da cultura e Prefeito Municipal de União da Vitória).  Todas essas personalidades  têm contribuído para a elevação cultural de nossa região e muito ainda prometem  nesse sentido.


Foram homenageados com a Comenda da Expressão o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), por seus 36 anos de existência;  a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), por seus 10 anos ;  o Município de União da Vitória, por seus 120 anos; e o Município de Porto União, por seus 93 anos, recém-comemorados, dia 5 de setembro.


Após os agradecimentos dos homenageados, o seleto público presente (autoridades, professores e colaboradores da Uniuv, acadêmicos, membros da Alvi  e da Acupre, comunidade, amantes da boa música), foi presenteado com um espetáculo musical oferecido por músicos da Vivace Camerata, de Lages – SC.


Composta por violinos, flautas, violoncelo e piano, tocados por mãos de exímios músicos, a Camerata transformou o Cine Teatro Luz em um recanto paradisíaco. Como comentou o Padre Abel, “parecíamos flutuar, encantados, no espaço musical.”


A Vivace Camerata nasceu em 2008, a partir de encontros semanais de amigos, em torno de um mesmo sonho: produzir os mais variados estilos de música. Entre os amigos podemos mencionar o músico e professor Alexandre Bueno, o jovem músico, Wilson Rafael Schmila, e a  professora de piano, Miriam Loreta Passos Bendlin. 


Já apresentaram concertos de Natal, participaram de eventos como casamentos, e em  outros Espaços Culturais e Teatros. Para cá vieram onze membros do grupo, graças ao apoio de alguns empresários de Lages e de nossas cidades. A felicidade geral também advém do fato de que Miriam Loreta é filha de Mafalda e Acácio Passos, e casada com José Carlos Bendlin, também de família desta cidade.  Ela dirige uma escola de música em Lages, e foi sua a iniciativa de trazer o musical para prestigiar sua terra e sua gente.  Sussurrou seu sonho à Professora Terezinha Wolff, que o partilhou com Alysson Frantz, Presidente da Acupre. Ambos  o embalaram  com carinho e  o fizeram crescer…


Como a música é sublime e enleva o espírito, foi um momento artístico-cultural muito gratificante. Terezinha Wolff, presidente da Alvi ,  o Prefeito Renato Stasiak e o Prefeito Carlos Alberto Jung  destacaram o papel da Alvi, e agora com a Acupre,  em constante interação  e liderança, junto aos  responsáveis pela pesquisa e manutenção da história e do legado cultural de nossa região.


Igualmente foi exaltada a atuação da Uniuv ao longo do tempo, na criação de um universo empresarial cada vez mais competente e aberto à mudança, à inovação, à tecnologia, em sintonia com o restante do país e do mundo.  O Reitor Jairo Vicente Clivatti encerrou seu discurso com um pronunciamento histórico do primeiro vice-diretor da Uniuv, então Face,  Dr. Roberto Ciro Correia, por ocasião da inauguração da Biblioteca João Dissenha:  “Muitas Instituições são feitas de concreto, a Face foi construída com o coração de todos.” Essa frase emociona quem sabe como os empresários, liderados por Nelson Dissenha , conseguiram recursos para a aquisição do imóvel  e para a instalação da faculdade. Foi trabalho árduo e voluntário, fruto da convicção da necessidade urgente de  formação de pessoas aptas a administrar o crescimento das cidades e região.  Os cursos de Administração e o de Ciências Econômicas foram os carros-chefe desse propósito. Quanta emoção! Quanta fortaleza e grandeza de espírito!  


Por tudo isso, tivemos uma noite de festa, de música, de alegria, de confraternização.


 


Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa nº. 2.111, do Jornal Caiçara, de 24 de setembro de 2010.


 


*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), pmembro da Academia de Cultura Precursora da Expressão (Acupre), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv. Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

por: Lúcio Passos

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo