Inicial 9 Notícia 9 Uniuv sedia evento da Celepar

Uniuv sedia evento da Celepar

Fotos do evento

Nos dias 21 e 22 de maio a Uniuv sediou uma das etapas do Circuito Celepar de Software Livre. Esta é a terceira vez que a instituição sedia o evento que já ocorreu em nossas cidades em 2007, 2008 e agora em 2010.

Trata-se de uma promoção do Governo do Estado através da Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR), em parceria com as secretarias de Assuntos Estratégicos e Ciências, Tecnologia e Ensino Superior. A organização foi feita toda pela Uniuv com apoio da prefeitura municipal.

O Circuito CELEPAR de Software Livre é um dos principais eventos relacionados à tecnologia da informação e comunicação de todo o país e acontece pelo quinto ano consecutivo. O objetivo é promover e compartilhar conhecimentos sobre os programas de computador de código aberto.

O Paraná, através do Governo do Estado, é um dos principais usuários e desenvolvedor de programas de computador em todo o mundo, cujos códigos são livres para uso, cópia, aperfeiçoamento e distribuição. A disseminação desse conhecimento dentro e fora de suas fronteiras beneficia a todos: Poder Público, universidades, empresas, profissionais e à comunidade que, em última instância, é quem usufrui dos avanços tecnológicos que iniciam muitas vezes nas palestras e oficinas que seminários como este proporcionam.

Entre 2006 e 2009 foram realizadas 37 etapas do Circuito, com a participação de mais de 14 mil pessoas. Em 2010, além de União da Vitória, serão realizadas etapas nas cidades de Guaíra, Francisco Beltrão, Matinhos, Maringá, Arapongas e Assis Chateaubriand e já foram realizadas etapas em Umuarama e Londrina.

Estudantes, professores, profissionais de informática, pequenos e médios empresários e servidores públicos: é a soma das experiências individuais e do esforço coletivo das comunidades, tal como acontece com o próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento das soluções em software livre, que motivam a realização do evento.

No dia 21, sexta-feira foi proferida a palestra de abertura do Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 – Etapa União da Vitória, pelo Diretor de Tecnologia da Informação da Companhia de Informática do Paraná, Cláudio Crossetti Dutra, que discorreu sobre o uso e o desenvolvimento do software livre no Governo do Paraná.

No dia 22, sábado, foram realizadas oficinas e palestras com total de 148 participantes distribuídos em laboratórios e salas de aulas da Uniuv.

Entre os participantes constatamos a presença de funcionários públicos estaduais, acadêmicos das instituições de ensino superior da região, alunos dos cursos técnicos profissionais e acadêmicos dos cursos de informática da Uniuv.

Instrutores e palestrantes de alto nível técnico deram o tom das discussões, e trouxeram a mais atualizada tecnologia empregada pelas empresas de Tecnologia de Informação(TI). São profissionais que trabalham na Celepar, portanto trazem como bagagem a experiência e os desafios dos profissionais de TI.