Inicial 9 Notícia 9 Mostra de Cursos da Uniuv ajuda indecisos a escolher curso superior

Mostra de Cursos da Uniuv ajuda indecisos a escolher curso superior

Edição e orientação: Angela Maria Farah e Ana Cristina Bostelmam

Nos dias 18 e 19 de maio, o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realizou a XII Mostra Multidisciplinar de Cursos, evento que tem como objetivo mostrar à comunidade toda a estrutura física e docente da instituição. Ao apresentar os cursos, a Mostra ajuda os indecisos a fazer a melhor escolha de curso superior, de acordo com suas expectativas para a vida profissional.

O evento teve início em 1998, para apresentar à comunidade o Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec), mantido pela Uniuv. Com o sucesso do evento, a partir do ano seguinte, os cursos da Uniuv também passaram a participar da Mostra. Atualmente, cada um realiza sua própria Mostra.

Neste ano, o evento da Uniuv ganhou mais dinâmica, fugindo dos padrões dos anos anteriores, em que o acadêmico explicava oralmente o que cada curso proporciona. Agora, além da explicação oral, os acadêmicos utilizam vídeos, empresas fictícias e fazem trabalhos durante o evento para que os visitantes tenham uma base de como são as aulas.

Além disso, para entreter os visitantes, aconteceram apresentações artísticas, que contaram com a participação de vários acadêmicos e da Banda Municipal Emílio Taboada Diaz.

Para evitar tumultos, foram organizados grupos de guias, formados por acadêmicos e professores. Os cerca de mil visitantes, vindos de 27 colégios da região e pessoas da comunidade, foram conduzidos para não correr o risco de deixar de conhecer algum curso. Para atender todas essas pessoas havia cerca de 50 guias à disposição.

Apresentação de cursos facilita a escolha de visitantes

A criatividade dos acadêmicos do primeiro semestre de Comunicação Social chamou a atenção de vários visitantes, especialmente de Fábio Cancelier. “Gostei muito da Mostra, em especial a apresentação de semiótica”, conta. O visitante Adriano Antunes, do Colégio Estadual Neusa Domit, teve preferência por um curso. “Aproveitei bastante e me interessei por Engenharia da Madeira”, comenta. Mas houve quem ficou em dúvida. “Interessante foram Turismo e Engenharia da Madeira”, diz Alana Cristina Silva de Moura, também do Colégio Estadual Neusa Domit.

Durante todo o evento a secretaria da Uniuv ficou à disposição das pessoas que decidiram fazer o vestibular de inverno. Quem não visitou a Mostra de Cursos, mas quer participar do vestibular, pode fazer sua inscrição até o dia 22 de junho pela internet. Quem optar em vir a Instituição e conhecer um pouco mais sobre ela terá até dia 25 de junho para fazer sua inscrição na secretaria. A inscrição custa R$ 20 e a prova do vestibular será realizada no dia 27 de junho.