Inicial 9 Notícia 9 Maquetes e projetos encantam visitantes da Mostra da Uniuv

Maquetes e projetos encantam visitantes da Mostra da Uniuv

Edição e orientação: Angela M. Farah e Ana Cristina Bostelmam

Lápis, papel e esquadro na mão. Surgia uma casinha com um jardim, flores nas janelas e uma linda chaminé. Quem nunca desenhou uma casinha? O que antes era uma simples brincadeira no papel se tornou uma profissão muito respeitada e valorizada. Foram essas qualidades que o curso de Arquitetura e Urbanismo mostrou na XII Mostra Multidisciplinar de Cursos, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), que ocorreu nos dia 18 e 19 de maio, no período da manhã e à noite.

Mesmo dando seus primeiros passos, o curso de Arquitetura e Urbanismo mostrou todo seu potencial. No segundo ano em que está sendo ofertado na instituição, o curso é coordenado pela professora Eliziane Capeleti. Segundo ela, em 2009, o primeiro ano do curso, os professores já se surpreenderam com a espontaneidade dos alunos que trabalharam para mostrar o curso, se organizaram, correram atrás de lojas para montar um espaço confortável e que mostrasse como é a vida de um arquiteto, seu dia-a-dia e seu local de trabalho. Este ano, o curso de Arquitetura apostou nas maquetes, que, segundo a coordenadora, é uma das coisas que mais chama a atenção dos visitantes.

O arquiteto tem como objeto de trabalho o planejamento e desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanos. Desenvolvimento de atividades, como direção e execução de obras, arquitetura de interiores, conservação e restauração de patrimônios históricos. No âmbito do planejamento urbano, habitação de interesse social, desenvolvimento urbano, regional e paisagismo. “A Mostra de Cursos é muito importante para os alunos decidirem qual carreira querem seguir. Eu queria algo relacionado com construção civil, então escolhi arquitetura”, comenta Luana Paulichen, estudante do primeiro semestre.

Do primeiro para o segundo ano de Mostra de Arquitetura, houve um avanço na preparação dos alunos. Segundo Tairine Müller, estudante do segundo semestre, no primeiro ano, a preparação foi mais difícil por ser a primeira turma do curso. Já este ano os alunos estão mais aptos na área. A preparação da Mostra de 2010 foi bem elaborada pelos estudantes e muitos trabalhos foram criados em sala de aula.