Inicial 9 Notícia 9 Uniuv recebe alunos e familiares para XII Mostra de Cursos

Uniuv recebe alunos e familiares para XII Mostra de Cursos

Edição e orientação: Angela M. Farah e Ana Cristina Bostelmam

A Mostra de Cursos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) entra em sua 12ª edição. Nos dias 18 e 19 de maio, os acadêmicos mostraram aos alunos de ensino médio e familiares os objetivos de cada curso e o cotidiano de cada profissão.

Idealizada em 1998 para a inauguração do Shopping Vale das Cachoeiras, a Mostra de Cursos tinha como objetivo único apresentar o Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec), mantido pela Uniuv. No ano seguinte, a Mostra passou a apresentar os cursos oferecidos pela Faculdade e, atualmente, é separada da Mostra de Cursos do Coltec, realizada em outubro. “O objetivo é integrar os cursos e alunos com a sociedade, chamar a família para conhecer o Centro Universitário, as instalações e os professores”, afirma a professora e pró-reitora de Cultura e Extensão, Fahena Porto Horbatiuk. Segundo ela, quando chega o fim do ano o aluno já tem decidido a faculdade que deseja cursar, portanto, fazer um evento como esse no meio do ano letivo é oportuno. Para Horbatiuk, não foi organizado um evento especial para a abertura da XII Mostra de Cursos da Uniuv, porque todo o tempo disponível deve ser aproveitado para a visita aos cursos.

Os dados de uma pesquisa realizada pela instituição no início do ano revelam que 47% dos alunos matriculados visitaram a Mostra de Cursos do ano anterior. O professor de Matemática da instituição, Juliano Santos, acredita que a Mostra não ajuda na decisão do aluno, mas no esclarecimento de dúvidas em relação à profissão escolhida.