Inicial 9 Notícia 9 Alunos de Informática aplicam conhecimentos em projetos sociais

Alunos de Informática aplicam conhecimentos em projetos sociais

Edição e orientação: Angela Maria Farah e Ana Cristina Bostelmam

A Mostra de Cursos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), realizada nos dias 18 e 19 de maio de 2010, apresentou, além dos outros 14 cursos, os cursos de Informática de Gestão e Licenciatura em Informática.

O curso de Licenciatura em Informática foi o primeiro da área a ser implementado na instituição, em 2001. Ele tem como objetivo formar professores, capacitando-os para darem aulas ao Ensino Médio e Cursos Técnicos. Já Informática de Gestão, iniciado na instituição em 2003, tem por finalidade o desenvolvimento de sistemas para organizações e gerenciamento de tecnologia de informação e comunicação.

Longe de ficarem restritos somente ao ambiente acadêmico, ambos os cursos possuem uma grande extensão de trabalho social, iniciado já em 2001 pelo curso de Licenciatura em Informática. “Foi pela necessidade de estágios para os alunos que se iniciou o projeto de Inclusão Digital, que para a sociedade, eu acho, foi um ganho imenso; não gosto de ver máquinas paradas, é um desperdício de investimento”, comenta Edna Satiko Eiri Trebien, professora há 22 anos na Instituição e atual coordenadora dos dois cursos de Informática.

Atualmente, o curso de Informática realiza o Projeto de Inclusão Digital em parceria com a Prefeitura de Porto União, que com um ônibus traz as crianças até a Uniuv. Elas recebem instruções de informática uma vez por semana, às sextas-feiras. Uma das empresas da cidade em que o curso também aplica o projeto é a Pormade. A parceria existe há sete anos. Iniciou com o treinamento de funcionários, depois passou para os filhos dos funcionários e hoje abrange parentes e amigos que, de alguma forma, possuem vínculo com a empresa. As aulas são de informática básica, intermediária e avançada.

Outro projeto realizado pelos cursos é o desenvolvimento de um software para a Assistência Social da Prefeitura de União da Vitória. Com o programa pronto, o cadastramento das famílias do município poderá ser feito. O curso elaborou também um site para a Banda Municipal Emílio Tabuada e para a Pastoral da Saúde. Além disso, fez um projeto de software para o controle administrativo da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Todas essas atividades são realizadas pelos acadêmicos em forma de estágio.

Atividades acadêmicas e projetos extracurriculares são destaques no curso de Informática

Na Mostra, o curso de Informática se apresentou em três ambientes. No saguão foi apresentado o “tronco” do curso: o que é, seu objetivo e quais seus professores. No Laboratório Experimental de Computação e Informática Aplicada (LEXCIA), foi demonstrada a evolução dos Hardwares. Ainda no saguão, também como uma novidade, foi montado alguns bonecos para falar da comunicação homogênea que ocorre hoje na linguagem da informática entre os internautas. Essa linguagem afeta também o cotidiano de quem não utiliza a internet.

Falando da importância da Mostra, Jefferson Treml, professor há 13 anos na Instituição e atual vice-coordenador de Informática, diz que, por ela, se pode expor melhor o curso. “É uma oportunidade para mostrar o curso e para as pessoas entenderem melhor o que estuda, saber dos professores e da grade curricular”, afirma.

Para Trebien, a Mostra sempre traz uma influência na decisão dos futuros acadêmicos. “Sempre no início do ano realizo uma pesquisa com os novos acadêmicos sobre a Mostra”, fala a professora. Ela confirma que alguns dos acadêmicos foram influenciados pelo evento.

Rafael César Raczkowiak, aluno do primeiro ano de Informática de Gestão, conta que já havia visitado algumas Mostras anteriores antes de entrar na faculdade, mas optou pelo curso por influência dos amigos. Porém, ele lembra que sempre gostou de tecnologia e isso o ajudou. “O futuro é a computação, é a tecnologia”, diz o acadêmico.