Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Chega de papo: faça acontecer

ARTIGO – Chega de papo: faça acontecer

Marco Aurélio Ferreira Vianna teve a feliz ideia de criar a expressão Líder Diamante, comparando, na obra desse mesmo nome (2008), as características de um líder autêntico às desse mineral formado de carbono puro, a mais dura e brilhante das pedras preciosas. Com o paralelo diamante / líder e com a superposição dos dois, gera a imagem da pessoa preciosa em qualquer organização.

É um palestrante de renome, autor de muitas obras, respeitado por sua competência e discernimento. Em sua palestra CHEGA DE PAPO: FAÇA ACONTECER, Marco Aurélio trata da necessidade de administrar a mudança e implantação de projetos para o desenvolvimento. Como transformar sonhos em realidade: a efetividade do fazer.

A Uniuv, em parceria com a Pormade, traz, na Semana de seu Aniversário (35 anos), essa personalidade, para continuar o diálogo aberto da Instituição com toda a comunidade, mediante uma interação cultural de primeira grandeza.

Essa passagem periódica de grandes nomes do mundo dos negócios e/ou da formação pessoal é um tipo de responsabilidade social: a universidade transbordando de seu leito, fertilizando as margens, como um rio, aliada a outras empresas, igualmente seguras dessa sua missão.

Nos últimos anos já nos visitaram, entre outros, Luiz Almeida Marins Filho, Max Gehringer, Roberto Shinyashiki, Fabiano Brum, Omar Hennemann, Rubens Figueiredo, Suzy Fleury, Maria Tereza Maldonado, Cláudia Matarazzo, Mário Persona, Sílio Bocanera, Marcos Cobra, Professor Gretz, Steven Dubner. Isso sem contar tantos outros profissionais consagrados que têm estado em nosso meio, a convite de cada curso, contribuindo de forma especial para o sucesso de uma determinada categoria.

A Uniuv, bem como as demais instituições de ensino superior da região, sente-se honrada por poder participar da grande rede cultural, tão necessária à construção e à renovação do poder coletivo. Bons livros e bons palestrantes são a base para alavancar a criatividade e a projeção de formas de trabalho mais adequadas ao mundo pós-moderno, mutante e complexo em que vivemos.

O acadêmico tem a oportunidade de ver, ouvir e de respirar um pouco da efervescência cultural dos grandes centros, sem precisar deslocar-se e fazer investimentos acima de suas posses. Graças às parcerias, só não enriquece seu cabedal de conhecimentos, e, mais que isso, só não aperfeiçoa seus talentos, quem não desejar. Se alguém tivesse que ir a alguma capital, para assistir a palestras desse porte, teria que bancar passagens, estada, alimentação e um investimento, com certeza, bem mais elevado.

Com o mestre Vianna, ouviremos a voz da experiência em planejamento e ação; na construção de ideias-força; na capacidade de mobilizar pessoas e de reconhecer resultados. Enfim, trará os mandamentos de ouro do “Faça Acontecer”.

*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa de 14 de agosto de 2009, do Jornal Caiçara.