Inicial 9 Notícia 9 ARTIGO – Abrem-se as portas culturais

ARTIGO – Abrem-se as portas culturais

O Centro Universitário de União da Vitória realizou, nos dias 19 e 20 de maio, sua XI Mostra Multidisciplinar de Cursos. A intenção desse evento que integra mestres, acadêmicos, colaboradores, direção de setores e membros da reitoria é abrir as portas da instituição ao público externo, preferencialmente, aos familiares dos acadêmicos, aos executivos e assessores das empresas em que trabalham e aos futuros acadêmicos, estudantes de Ensino Médio.

É importante que haja esse intercâmbio entre o mundo estudantil de cada curso e o mundo dos profissionais do mesmo campo de trabalho. O jovem quer receber o reforço positivo dos profissionais, trocar idéias com eles, conhecer pessoas adultas, já realizadas e vencedoras, que se tornam, de certa forma, um exemplo a seguir, parte de seu grupo de relacionamentos. Isso o fortalece no processo de passagem de jovem estudante, estagiário ou não, a profissional de determinada categoria.

Os empresários, por sua vez, visitando o local de estudo de seus colaboradores, prestigiam-nos, mostrando-lhes que também se sentem comprometidos com seu futuro. E esperam que levem consigo, do curso superior, a inovação, ferramentas mais acuradas, estratégias eficazes, que beneficiem sua organização.

Os acadêmicos das diferentes séries do próprio curso, junto com seus professores, produzem algo novo, fruto da sinergia, da interdisciplinaridade, da experiência e da ousadia. A alegria descontraída do ambiente, o feedback dos visitantes, tudo contribui para o crescimento do jovem e estímulo à Instituição, na sua tríplice missão de ensino, pesquisa e extensão.

A Uniuv sente-se um lugar privilegiado na comunidade, que pertence a todos que dela quiserem participar como estudantes, como parceiros, colaboradores. E nos dias de Mostra de Cursos ela se engalana, especialmente, para aguardar seus visitantes. Quer ser um Centro Cultural de Excelência na preparação de empreendedores e de líderes capazes de tornar, cada vez melhor, com espírito crítico, competência e disponibilidade, nossa região. Como diz Stephen Covey, trata-se da necessidade da afinação dos instrumentos, o que ocorre mais sensivelmente, durante as Mostras de Cursos, Encontros de Produção Científica, Seminários Empresariais, Semanas de Estudo.

Todos têm seu talento a oferecer em um trabalho conjunto, e o resultado a todos ilumina e engrandece. Cada curso oferece aos demais o que tem de sua especificidade, colaborando para o andamento coletivo.

Uma parte da visita é feita por aspirantes à academia, que querem sentir de perto o funcionamento do nível superior de ensino, e firmar sua posição quanto a algum curso de seu interesse, se for o caso. A Mostra de Cursos ajuda-os a motivá-los a continuarem buscando mais conhecimentos, a valorizar a cultura, parte de sua identidade. A qualquer momento, mesmo fora dos dias de eventos abertos ao público externo, as portas da Uniuv estão abertas a quem quiser conhecer seus cursos, sua filosofia e missão. Expressamos nossa gratidão a todos quantos aceitaram nosso convite, dando ainda mais sentido a nosso autêntico congraçamento cultural e a todos que contribuíram para sua plena realização.

*Mestre em Lingüística Aplicada, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), professora de Língua e Literatura nos cursos  de Secretariado Executivo e Comunicação Social, e presidente do Conselho Editorial da Uniuv.

Esclareça suas dúvidas. Mande sugestões para esta coluna pelo e-mail prof.fahena@uniuv.edu.br

Esse texto foi originalmente publicado na coluna Questões de Estilo, da edição impressa de 22 de maio de 2009, do Jornal Caiçara.