Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Engenharia Ambiental da Uniuv visitam empresa Hobi

Acadêmicos de Engenharia Ambiental da Uniuv visitam empresa Hobi

Os acadêmicos do quinto semestre do curso de Engenharia Ambiental, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), fizeram uma visita técnica, acompanhados do professor Fioravante Iran Wolff, à empresa Hobi, no dia 30 de abril, com o intuito de conhecer as atividades práticas que estão relacionadas à disciplina de Geologia. Durante a visita, eles conheceram as cavas a céu aberto, localizadas no Distrito Industrial de Porto União, SC, de onde é feita a extração da areia, material amplamente utilizado nas atividades de engenharia, como obras de aterros, produção de argamassas e concretos.

A empresa Hobi trabalha com extração e comércio de areia, mineradora, cerâmica e concreto. A visita foi direcionada à parte de extração de areia e dos produtos cerâmicos, além do parque ecológico localizado na sede da empresa.

Além de analisar o ambiente no aspecto geológico, identificando as camadas de solos e os tipos de rochas presentes no local, os acadêmicos estavam atentos ao aspecto da recuperação ambiental, que diz respeito à recomposição da área degradada. Para isso, depois de esgotada a areia, é feita a reposição do material restante para dentro das cavas e, posteriormente, a reintrodução da vegetação. Com isso, reduz-se o impacto ambiental causado pela e extração deste recurso natural.

Para a acadêmica Fernanda Cheiko, “a visita foi de caráter significativo para nós graduandos de engenharia ambiental, pois além de conhecermos as técnicas utilizadas na extração de areia e argila, definindo os aspectos geológicos, pudemos observar o trabalho realizado para preservação do ambiente degradado, por meio de técnicas que resgatam o ecossistema do local”.

A respeito dos produtos cerâmicos, são produzidos tijolos e lajotas de cerâmica vermelha que passam por um processo produtivo altamente desenvolvido, o que define um padrão de qualidade elevado para estes produtos.

Primeiramente, a argila é depositada em local aberto e, em seguida, é transportada por equipamentos até uma máquina a vácuo, que define a forma do produto, conforme o desejado. A próxima etapa é a secagem em estufa, aquecida pela fumaça e o excesso de calor gerado pelas fornalhas. Esta fumaça é absorvida pelos próprios tijolos e lajotas durante a secagem, que funciona como se fosse um filtro natural. Na sequência, é feita a queima em fornalhas, cujo combustível usado é uma mistura de casca de arroz, serragem e casca de pinus, constituindo um combustível alternativo pelo qual a empresa optou. Depois da queima, os produtos são estocados em um local onde serão classificados e posteriormente transportados e vendidos.

Além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região, a empresa Hobi também mostra através das suas atividades a preocupação com a preservação ambiental. Os acadêmicos de Engenharia Ambiental conheceram durante a visita o Parque Ecológico da empresa, que representa a recuperação de uma área degradada por mineração, que contém vegetação nativa e exótica e animais silvestres habitando o local. A educação ambiental também é um dos aspectos trabalhados pela empresa, tanto para acadêmicos como para alunos de escolas.

A respeito da importância do desenvolvimento dentro de um contexto de sustentabilidade, a acadêmica Andressa Haiduk afirma que “as empresas estão percebendo que a responsabilidade sócio-ambiental está diretamente ligada com o desempenho financeiro, pois melhoram sua imagem junto ao cliente”.

A responsabilidade ambiental da empresa Hobi em todos os setores que ela trabalha é um dos fatores de destaque que deve ser tomado como exemplo por outras empresas, de forma que o meio ambiente possa apresentar uma redução no impacto ambiental ocasionado pela exploração dos recursos naturais.

* Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental.