Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Curso de Turismo da Uniuv participa da comemoração do aniversário de União da Vitória

Curso de Turismo da Uniuv participa da comemoração do aniversário de União da Vitória



A coordenadora do curso de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), professora Marivanda Bortoloso Pigatto, o acadêmico do quinto semestre de Turismo, e o Pró-Reitor de Ensino, professor Odelir Dileto Cachoeira, representando o Reitor, Jairo Vicente Clivatti, participaram da solenidade de comemoração dos 119 anos do Município, realizado no Espaço Cultural Engenheiro Tancredo Benghi, na Estação União, na sexta-feira, 27 de março. Na ocasião, foram realizadas homenagens e o lançamento do livro Trens, de Arnoldo Monteiro Bach.

Na ocasião, a autoridades falaram sobre o desenvolvimento do Município, a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi) prestou uma homenagem ao professor Ernesto Breyer, e Bach falou sobre seu livro, recitou trechos da obra e distribuiu autógrafos. O autor expressou sua satisfação em entrevistar ex-ferroviários, homenageando essa classe batalhadora e, segundo ele, importante para a construção de seu livro.

Trens aborda a história da ferrovia, desde os primeiros trens e linhas férreas do Brasil e do mundo, o turismo e os trens, entre outros assuntos. A obra faz parte de uma trilogia sobre o desenvolvimento dos transportes, abordando rodovia, hidrovia e ferrovia, da qual fazem parte os livros Carroções, Carroções – outras histórias e Vapores. Para o acadêmico do curso de Turismo, Adilson Antonio Sonego, o livro Trens tem sua importância por valorizar a classe ferroviária e porque, segundo ele, as ferrovias ajudaram no desenvolvimento da sociedade a partir do século 18.

Bach é nascido em Palmeira, PR, é professor e radialista, especialista em Fundamentos, Teoria e Análise do Processo Institucional, e entre suas obras estão Alemães do Volga no Pugas, Contos Fantásticos e Contos Mágicos. Segundo entrevista concedida por Bach, à Gazeta do Povo, publicada em janeiro deste ano, as experiências com os transportes do passado ajudam a refletir sobre sua importância no processo de povoamento e desenvolvimento das cidades. “Sem eles, teríamos estagnado. Cidades não teriam nascido ou não teriam se desenvolvido, pois sem transporte não há progresso, não há comercialização de mercadorias. Sem transportes, não há liberdade de ir e vir”, afirma.

A solenidade contou, ainda, entre outros, com a presença do prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung, do prefeito de Porto União, Renato Stasiak, do presidente da Associação Amigos do Trem de Porto União e União da Vitória, Marcelo Roveda, do diretor presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), Samuel Gomes, da presidente Therezinha Leoni Wolff e de acadêmicos da Alvi, além de pessoas ligadas ao turismo e à cultura local.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo